RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Faperj lança nova fase da Rede Rio

Capacidade foi ampliada para 1 Gbps


Na terça-feira 16, a comunidade acadêmica e científica do Estado do Rio de Janeiro ganhou um canal de comunicação de altíssima velocidade e qualidade. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) inaugurou a nova infra-estrutura da Rede Rio, que passa a contar com a tecnologia de transmissão gigabit ethernet. A capacidade de conexão do backbone acadêmico fluminense está sendo ampliada de 155 Mbps para 1 Gbps.

Os novos equipamentos, instalados nos pontos de presença da Rede Rio na Fiocruz, PUC-Rio e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), são interligados por fibras ópticas da Telemar. O estímulo ao desenvolvimento de novas aplicações via Internet, com a implantação da rede, vem atender à demanda por transmissões em alta velocidade na Internet de diversos tipos de mídia e serviços: visualização e imersão em ambientes virtuais, TV digital, educação a distância, telemedicina etc. Com isso, áreas como saúde, educação e entretenimento ganham mais agilidade em trabalhos e projetos que necessitam de conexão.

Por intermédio da Faperj, a RNP e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro estão em processo de discussão para ampliação do alcance da nova rede através da iniciativa Redecomep, que prevê a implantação de redes metropolitanas comunitárias em todo o país. A Rede Rio foi lançada em 1992 e é voltada para a área de ciência e tecnologia. Cerca de 100 instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro estão conectadas à Internet pela rede.

A Rede Rio possui conexão internacional própria e está diretamente integrada à rede da RNP através de um link de 200 Mbps. A tecnologia gigabit ethernet, usada na rede da Faperj, foi pioneiramente implantada no Brasil pela RNP e pelo CPqD no Projeto Giga. Ainda este ano, a RNP inaugura sua rede nacional gigabit, com conexões interestaduais de até 10 Gbps.

[RNP, 22.08.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Redes estaduais

Página com informações sobre redes estaduais brasileiras


Notícias relacionadas:

Rede Rio: pioneirismo na evolução das redes acadêmicas do país

Setor público passou a oferecer mais serviços aos cidadãos

[RNP, 23.09.2003]


Outras referências:

Rede Rio de Computadores

Rede estadual do Rio de Janeiro