RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ministério da Cultura e da Educação discutem o papel do intelectual

Universidades federais e privadas de todo o país participam de evento transmitido pela RNP


De 22 de agosto a 5 de outubro, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte participarão, alternadamente, do ciclo de conferências O Silêncio dos Intelectuais - primeiro da trilogia Cultura e Pensamento em Tempos de Incerteza. O evento, organizado pelo Ministério da Cultura (Minc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), discutirá o papel dos intelectuais na sociedade em relação à política e ao pensamento.

Como construtoras e disseminadoras de conhecimento, universidades de todo o país foram convidadas pelo MEC a integrar o ciclo. A idéia é que cada uma delas forme um espaço cultural, disponibilizando corpo docente, discutindo idéias e estimulando debates com toda a comunidade acadêmica. Para participarem, as universidades deverão dispor de um espaço físico, de um computador com projetor multimídia e de um telão. Para isso, o MEC solicitou ajuda da RNP na disponibilização de refletores do serviço de vídeo digital e, junto com o Minc, disponibilizará material para a divulgação do evento, bem como informações para os procedimentos técnicos de exibição dos debates.

Haverá transmissão por streaming, mas apenas para as paletras ocorridas no Rio de Janeiro. A conexão entre a Maison de France, local das conferências no Rio, e a RNP será de 512 Kbps. A codificação de imagem e áudio e a operação no local ficarão a cargo de uma parceria entre os ministérios e a Petrobras.

No total, serão 16 palestras ministradas por artistas, professores e pensadores, que debaterão temas como a existência de intelectuais engajados, o perfil dos novos intelectuais e o papel dos cientistas no cenário político. A abertura do evento será realizada pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, por um representante da Petrobrás e pelo diretor de Operações da RNP, Alexandre Grojsgold.

Mais informações sobre o evento no site do Ministério da Cultura, em http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/cultura_e_pensamento/.

[RNP, 22.08.2005]

Consulta em noticias