RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

GVT é nova integrante de ponto de troca de tráfego da RNP


A Global Village Telecom (GVT) é a mais recente integrante do Ponto Federal de Interconexão de Redes da RNP (FIX), em Brasília. O enlace, inaugurado no dia 08 de junho, tem capacidade de 100 Mbps. A GVT aderiu ao FIX com Acordo Multilateral de Troca de Tráfego, ou seja, tem interesse em trocar tráfego com todos os participantes do FIX, dependendo apenas do tipo de acordo estabelecido pelos outros participantes.

Esta é a terceira empresa de telecomunicações a participar do FIX. As outras são Intelig e Brasil Telecom, que entraram no FIX em novembro de 2002 e outubro de 2004, respectivamente. Também integram o FIX o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o ponto de presença da RNP em Brasília, além da própria RNP.

Pontos de troca de tráfego (PTTs) como o FIX são fundamentais para a existência da Internet. Eles possibilitam que os dados trafeguem de uma para outra rede, permitindo que todos os internautas se comuniquem. Quanto mais pontos de troca de tráfego existem, mais estável é a Internet.

Como as empresas de telecomunicações são donas de grandes backbones, alcançando diversos estados no país e com braços no exterior, a troca de dados direta com elas é altamente vantajosa. No caso da GVT, sua principal área de atuação está nas regiões Sul e Centro-Oeste do país, atingindo também as capitais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Rondônia e Tocantins.

[RNP, 04.07.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Troca de tráfego

Saiba mais sobre troca de tráfego na RNP


Notícias relacionadas:

Brasil Telecom troca tráfego com a RNP

Empresa está conectada ao FIX por um enlace de 155 Mbps

[RNP, 19.10.2004]


Outras referências:

Site do FIX

Mais informações sobre o Ponto Federal de Interconexão de Redes mantido pela RNP