RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede peruana conecta-se à Clara

Equipe técnica da Clara reúne-se no México na semana que vem


Desde 31 de agosto de 2004, quando a rede acadêmica latino-americana Rede Clara começou a funcionar, seis países foram conectados a ela: Chile, Brasil, Venezuela, México, Argentina e, mais recentemente, Peru. Outras nações hispano-americanas virão se integrar a esta iniciativa de dimensões continentais, que possibilita a pesquisa científica em escala internacional, colaborando para o desenvolvimento dos povos envolvidos.

A Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara) foi criada em julho de 2002 e oficialmente registrada em 23 de dezembro de 2003. Neste intervalo, foram realizadas reuniões entre representantes de redes acadêmicas da América Latina e da Europa. Também foi assinado um contrato de € 12,5 milhões para financiamento da Clara e de sua interconexão com a rede pan-européia Géant, no âmbito do Projeto Alice (América Latina Interconectada com a Europa).

A primeira rede a ser conectada à Rede Clara foi a Reuna (Red Universitaria Nacional, do Chile), no próprio dia 31 de agosto de 2004, mesma data da conexão da Clara à rede européia, via ponto de presença da Espanha. Vinte dias depois foi conectada a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Brasil). Em seguida, vieram a Reacciun (Red Académica de Centros de Investigación y Universidades Nacionales, Venezuela), em 11 de outubro; a Cudi (Corporación Universitaria para el Desarrollo de Internet, México), em 24 de novembro; a Retina (Red Teleinformática Académica, Argentina), em 10 de fevereiro de 2005; e, finalmente, a Raap (Red Académica Peruana, Peru), no último 19 de abril.

Na próxima semana, de 25 a 27 de abril, o grupo técnico da Clara estará reunido na cidade de Veracruz, no México, contando o que já foi feito e discutindo os próximos passos. A reunião oferecerá um painel não só de Clara, mas dos diversos estágios de desenvolvimento de cada rede nacional da América Latina e também da européia Géant. Miguel Baptista, da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, ministrará um tutorial sobre IPv6; Juan Carlos Guel, da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), falará sobre segurança de redes na comunidade Clara; e Michael Stanton, da RNP, apresentará o projeto Infra-Estrutura Eletrônica Compartilhada entre Europa e América Latina (Eela) e debaterá o uso de grades (grid) na computação. Ainda falando de IPv6, Eriko Porto, do Núcleo de Engenharia da Clara, e Azael Fernandes, da Unam, discutirão a implantação no novo protocolo de Internet na Rede Clara.

[RNP, 20.04.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Clara

Mais informações sobre a Clara no site da RNP


Notícias relacionadas:

III Fórum Ministerial ALC – EU sobre a Sociedade da Informação

Rede Clara é lançada oficialmente

[RNP, 09.12.2004]


Boletim da Clara:

A equipe de comunicação da Clara publicou, no dia 19 de abril de 2005, a primeira edição do boletim informativo DeCLARA. Está disponível no site da Clara em formatos html e pdf.