RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

2005: ano mundial da física

CBPF inaugura auditório construído em parceria com a RNP


Este ano, comemora-se um fato de grande importância histórica para a física moderna: o centenário da publicação dos trabalhos de Albert Einstein sobre o fóton, a relatividade especial, a relação massa-energia e o movimento browniano. Esta efeméride levou os físicos de todo o mundo a elegerem 2005 como o Ano Mundial da Física.

Participando dos festejos, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) realiza, amanhã, 17 de março, uma série de palestras com transmissão ao vivo pela Web. O evento também inaugurará o novo auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, montado em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Na abertura do evento, haverá uma homenagem ao professor Cesar Lattes, morto no último dia 8 de março. Lattes foi um renomado físico brasileiro, fundador do CBPF, membro da Academia Brasileira de Ciências e de diversas organizações internacionais do ramo da física, e descobridor de uma partícula subatômica conhecida como méson pi.

Estarão presentes ao evento o vice-presidente do conselho executivo da Unesco, Prof. Israel Vargas; o diretor geral da RNP, Nelson Simões; e pesquisadores do CBPF e de outros institutos de física.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página http://www.cbpf.br/fisica2005/.

Escola Superior de Redes funcionará nas dependências do CBPF

A Escola Superior de Redes, divisão de ensino criada pela RNP para difundir o conhecimento na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, terá uma unidade localizada dentro do prédio do CBPF, no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo. Para isto, a RNP investiu na reforma de um andar do prédio e no auditório Ministro João Alberto Lins de Barros. Mais informações sobre a Escola Superior de Redes podem ser obtidas no sitehttp://www.esr.rnp.br/.

[RNP, 16.03.2005]

Consulta em noticias