RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Artigo sobre Projeto Giga é apresentado em evento na Itália


Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, o diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton, participou do Tridentcom 2005, uma conferência internacional sobre infra-estrutura de pesquisa e teste para o desenvolvimento de redes e comunidades. Durante o evento, ocorrido em Trento, na Itália, Stanton apresentou um artigo sobre o Projeto Giga, escrito em parceria com uma equipe da RNP e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

O artigo traz uma abordagem do Projeto Giga, explicando seu objetivo, o impacto esperado e a organização do projeto. Além disso, também descreve a arquitetura voltada para teste de rede, as atividades de pesquisa e desenvolvimento em curso e alguns dos resultados obtidos.

O Tridentcom 2005 procurou reunir, pela primeira vez, todos os pesquisadores e envolvidos com infra-estrutura experimental de telecomunicações. Na ocasião da conferência foi criado um fórum para que pesquisadores de redes, representantes comerciais, provedores e usuários pudessem trocar idéias, experiências e necessidades.

Dentre as apresentações estavam: testes de Internet, redes Wireless e ópticas para a próxima geração; operações de testes e gerência para a comunidade de usuários; testes de medidas de tráfico; impactos sociais de infra-estruturas etc.

[RNP, 15.03.2005]

Consulta em noticias