RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP demonstra serviços durante a 56ª SBPC

RNP e LNCC dividem estande na Expociência


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participou da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. O evento aconteceu entre os dias 18 e 24 de julho. Assim como os institutos de pesquisa vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a RNP montou um estande na área da Expociência.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, abriu a Expociência na segunda-feira, dia 19. O pavilhão foi montado sob uma enorme tenda, erguida numa área de 1200 m2 de um dos estacionamentos do campus para abrigar a mostra onde foram expostos os principais programas dos institutos de pesquisa e agências do MCT. O espaço foi ocupado por 21 expositores.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, conversa com o gerente do Centro de Informações, Marcus Vinicius Mannarino

O ministro visitou os estandes para conhecer de perto o trabalho de cada um. Na área da RNP, vídeos projetados em um telão despertaram sua curiosidade. O gerente de Comunicação da RNP, Marcus Vinicius Mannarino, explicou que estava em demonstração o serviço de vídeo sob demanda, que será lançado no final deste ano. O objetivo é oferecer às instituições um canal de distribuição nacional de conteúdo audio-visual digital de ciência e tecnologia. Os vídeos ficarão armazenados de forma descentralizada, em uma rede distribuída de servidores e poderão ser assistidos pelos internautas em modo de streaming. A distribuição dos vídeos pela rede será feita automaticamente por um software desenvolvido por um dos grupos de trabalho da RNP, coordenado pelo professor Guido Lemos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Marcus Vinicius falou, também, sobre o serviço de telefonia IP, que permitirá que a rede Internet seja usada pelas instituições usuárias da RNP para realização de ligações telefônicas. Atualmente, 14 instituições estão usando o serviço, ainda em caráter experimental, nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Manaus, Fortaleza, Recife e Salvador.

A Reunião Anual da SBPC é a maior reunião científica do Hemisfério Sul. Tem como objetivo reunir cientistas, estudantes, professores universitários, professores da rede do ensino médio e fundamental, profissionais diversos e cidadãos em geral interessados em discutir ou simplesmente em conhecer os resultados mais recentes da pesquisa científica. Cerca de 4.000 pessoas passaram pelo estande da RNP.

Um planetário inflável, levado pelo MAST, e uma caverna digital, montada pela USP com financiamento da Finep, foram as atrações que mais despertaram a curiosidade do público na Expociência. Ao longo dos cinco dias, filas enormes se formavam para organizar o acesso dos visitantes.

Demonstração do serviço de vídeo sob demanda

O estande da RNP foi montado em conjunto com o do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O instituto divulgou suas pesquisas por meio de videoconferências diárias nas quais os pesquisadores falavam diretamente do Rio de Janeiro, projetados num telão. Eliene Bela dos Santos, 10 anos, aluna da 5ª série da Escola Cesário Neto, de Cuiabá, acreditava que o pesquisador que falava sobre o projeto de simulação computacional cardiovascular estivesse em algum lugar da feira. Ficou empolgada com a explicação de que a rede Internet estava sendo usada para que ele pudesse falar ao vivo do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que assistia e ouvia as imagens e perguntas de Cuiabá.

— O benefício de um evento amplo como esse vai além da integração e da interação entre a comunidade científica nacional. O contato das crianças com a ciência é uma oportunidade de despertar nelas o interesse para renovar o potencial futuro de desenvolvimento científico do país — opinou Marcus Vinicius.

[RNP, 27.07.2004]

Consulta em noticias