RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP transmite evento promovido pela UnB

Exposição aborda arte computacional interativa


Na próxima semana, a RNP vai transmitir, entre os dias 7 e 11 de junho, o evento Maior ou Igual a 4D (>=4D), de arte computacional interativa, que ocorrerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasilia. A exposição será promovida pelo departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) e composta pelo IV Encontro Internacional de Arte & Tecnologia, pela III Conferência da Associação Brasiliense de Semiótica (ABS) e pelo projeto pedagógico "Ver e Compreender".

O evento >=4D é fruto de uma trajetória de cerca de cinqüenta anos de história das poéticas tecnológicas no Brasil, desenvolvidas por nomes consagrados como Abraham Palatinik, que iniciou suas experiências com arte cinética nos anos 50; Jorge Antunes, conhecido pelo trabalho desenvolvido com música eletroacústica; e Waldemar Cordeiro, que intruduziu o uso do computador na arte.

A programação inclui uma mostra significativa da produção mais recente, novas discussões relacionadas com a criação de ambientes interativos, a construção de interfaces colaborativas multiusuários, a telerrobótica, dentre outros, tendo, em comum, o computador como agente catalisador de tais experiências. Está previsto, também, um trabalho dialógico e coletivo com um grupo de artistas e pensadores latino-americanos, sob coordenação de Margarita Schultz.

A transmissão realizada pela RNP ocorrerá entre os dias 8 e 10 de junho. Para garantir uma transmissão de qualidade, serão disponibilizados dois refletores para distribuição de streaming no backbone RNP2 e será configurada uma linha dedicada diretamente do CCBB ao ponto de presença da RNP no Distrito Federal.

[RNP, 03.06.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Assista ao Maior ou Igual a 4D pela Web

Página com atalhos para as transmissões

[RNP, 08.06.2004]


Outras referências:

Maior ou Igual a 4D

Mais informações sobre o evento