RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Foram aprovadas todas as propostas pré-selecionadas para o Giga

Algumas terão que reajustar o orçamento


Ney Castro (RNP) durante sua apresentação no painel de redes ópticas experimentais A RNP divulgou, no painel de redes ópticas experimentais do 5º WRNP2, o resultado da chamada de subprojetos de P&D do Projeto Giga, publicado no dia 29 de dezembro de 2003, para as duas áreas temáticas coordenadas pela RNP. Todos os projetos que foram pré-selecionados para as coordenações temáticas de protocolos e serviços de rede, e serviços e aplicações científicas foram aprovados. No entanto, alguns terão que reajustar o orçamento solicitado.

A notícia sobre os projetos aprovados foi dada pelo gerente do Projeto Giga da RNP, Ney Castro, durante sua palestra sobre a evolução do projeto, uma parceria da RNP com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

O projeto, cujo convênio para financiamento foi assinado com a Finep em dezembro de 2002, é um laboratório experimental baseado numa rede óptica interligando 17 instituições de P&D nas cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Petrópolis e Niterói. A infra-estrutura terá uma capacidade de transmissão de até 10 Gbps para o desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados a tecnologia IP e banda larga.

Durante o painel, o diretor do Projeto Giga do CPqD, Rege Scarabucci, fez uma apresentação sobre os subprojetos de P&D que serão coordenados pelo CPqD relacionados às áreas de redes ópticas e serviços experimentais de telecomunicações.

Os aspectos técnicos da rede Giga foram abordados em duas palestras. A primeira, sobre o projeto óptico da rede, foi proferida pelo técnico Fábio Donati Simões, do CPqD. A segunda, sobre o projeto IP, ficou a cargo do técnico. Adenilson Raniery, do Centro de Engenharia e Operações da RNP.

A última palestra do painel foi dada pelo Diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton, que revelou que alguns dos projetos aprovados deverão ter seus orçamentos revistos, acrescentando que a RNP entrará em contato com os respectivos coordenadores para discutirem a questão.

— Das 39 propostas que recebemos até o final de fevereiro 30 foram pré-selecionadas, sendo que uma delas foi desmembrada em três. Assim, ficamos com 32 propostas – disse Stanton.

O painel de redes ópticas experimentais contou, ainda, com palestras sobre o programa Tidia, do estado de São Paulo, e o Projeto G-REUNA, da rede acadêmica chilena (Reuna).

O programa TIDIA - Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada, lançado pela FAPESP, foi apresentado por Tereza Cristina Carvalho, da USP. O programa pretende ajudar a construir a próxima geração da rede Internet, através do financiamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas áreas de comunicação óptica e conteúdos para redes avançadas. O programa inclui o projeto Kyatera, que prevê a montagem de uma rede óptica avançada.

Foi apresentada por Walter Grote, da Universidad Técnica Federico Santa María (UTFSM) de Valparaíso, a descrição do projeto G-REUNA que, assim como o Projeto Giga no Brasil, é o experimento chileno voltado para a construção de uma Internet do futuro baseado em redes ópticas. Através de uma rede de 210 km entre Santiago e Valparaíso, o projeto tem por objetivo desenvolver um laboratório de rede óptica, aplicações de banda larga e transferir as novas tecnologias desenvolvidas para o setor industrial.



[RNP, 26.05.2004]

Consulta em noticias

 


Notícia principal:

5º Workshop RNP2 proporciona amplo espaço de discussão

Diversidade de painéis e colaborações internacionais favorecem o debate


Outras coordenadas:

Futuros serviços foram apresentados no estande da RNP

Telefonia sobre IP atrai visitantes

RNP estreita laços com projetos de colaboração internacional

Painel de aplicações avançadas expõe projetos que fazem uso de redes

Grupos de Trabalho resultaram em serviços que serão oferecidos pela RNP

Workshop ofereceu sala exclusiva dos GTs


Outras referências:

Site oficial do Projeto Giga

Mais informações sobre o Giga podem ser obtidas no site do projeto

[RNP e CPqD]