RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Livro sobre TV digital interativa será lançado durante WRNP2

Workshop RNP2 reunirá pesquisadores em Gramado, de 13 a 14 de maio


TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina lançarão o livro “TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil” durante o 5º Workshop RNP2, em Gramado, Rio Grande do Sul. Os autores pretendem discutir temas como o que é TV digital e TV interativa; sua relação com a sociedade da informação; o porquê da transição para o modelo digital; quais os componentes de um sistema de TV digital; as experiências estrangeiras; e os padrões já estabelecidos.

O tema TV digital entrou na pauta de discussões em 2002, quando o governo brasileiro assumiu a responsabilidade pela transição da TV analógica para a digital. No final do ano passado foi criado o Sistema Brasileiro de TV Digital, que pretende centralizar os estudos e definir se o país vai ou não desenvolver um sistema de TV digital próprio. Até o momento já foram apontadas várias alternativas, mas ainda não há nenhum consenso entre governo, indústria e emissoras de TV.

Para escrever o livro, o jornalista Valdecir Becker e o pesquisador Carlos Montez, professor do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC, entrevistaram 11 especialistas no assunto, que apontaram os desafios e traçaram as perspectivas para o país. Os entrevistados abordam questões como as vantagens e desvantagens do desenvolvimento de um sistema brasileiro de TV digital, a transferência de tecnologias, o mercado televisivo e o conteúdo interativo.

O livro é fruto dos estudos realizados no projeto “Infra-estrutura Internet2 para Desenvolvimento e Teste de Programas e Ferramentas para TV Interativa” (I2TV), financiado pelo CNPq e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e contou com a colaboração da estudante de jornalismo Luciana Osório e do mestrando em Engenharia de Automacao e Sistemas Carlos Piccioni.

5º Workshop RNP2 debate redes ópticas e aplicações avançadas

O 5º Workshop RNP2 será realizado nos dias 13 e 14 de maio, na cidade gaúcha de Gramado. O programa contará com palestras e debates sobre redes ópticas experimentais, redes de pesquisa e educação e aplicações avançadas. O evento, um dos mais importantes do calendário da RNP, ocorre em paralelo com o 22º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. As inscrições estão abertas.

I2TV apresenta resultados no final de maio

Em 2001, a RNP e o CNPq lançaram o edital "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação, Aplicados em Redes Avançadas" com o objetivo de financiar projetos de aplicação de tecnologias, desenvolvimento e pesquisa em redes avançadas. O I2TV, apresentado pela UFRN, PUC-RJ, USP-SP, UFSC, TVU-RN, TVE-RJ, TV Cultura-SP e TV Cultura-SC, foi um dos oito projetos aprovados.

De acordo com Valdecir Becker, os trabalhos do I2TV estarão concluídos no final de maio. “Os principais resultados são dois protótipos de set-top box [aparelho capaz de decodificar sinal digital de televisão e de permitir o acesso de TVs normais à Internet, entre outras funcionalidades], um servidor de vídeo MPEG-2 multicast e aberto, e dois programas interativos, além do livro”, disse Becker.

Mais informações sobre o livro "TV Digital Interativa" em http://www.tvdigitalinterativa.ufsc.br/.

[RNP, 03.05.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

5º WRNP2

Site do 5º Workshop RNP2


Notícias relacionadas:

Inscrições para o 5º Workshop RNP2 estão abertas

Evento discutirá redes ópticas e aplicações avançadas

[RNP, 22.03.2004]


Outras referências:

Projeto I2TV

Site do projeto Infra-estrutura Internet2 para Desenvolvimento e Teste de Programas e Ferramentas para TV Interativa

[UFSC]