RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Uerj sedia workshop sobre disparidades digitais e grid para Física de Altas Energias

Evento busca solução para uso de redes em um cenário de desigualdades


De 16 a 20 de fevereiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) será palco de importantes discussões para a Física moderna. Trata-se do Digital Divide and Hepgrid Workshop, organizado pelo Comitê Internacional para Futuros Aceleradores (International Committee for Future Accelerators - ICFA), grupo criado para facilitar a colaboração internacional na construção e uso de aceleradores de partículas atômicas, equipamentos fundamentais para a pesquisa na área da Física Altas Energias.

Em 1998 o ICFA montou uma comissão (Standing Committee on Inter-regional Connectivity - SCIC) destinada a pesquisar e monitorar as redes usadas para experiências em Física de Altas Energias. O grupo se concentrou no problema das disparidades digitais entre os países (digital divide, usualmente traduzido como "exclusão digital") e em como isto afeta a pesquisa em Física de Altas Energias com uso de redes (High Energy Physics and Grid Network - Hepgrid). Como resultado do trabalho, o SCIC sugeriu a organização do Digital Divide and Hepgrid Workshop, com o objetivo de expandir a discussão à comunidade científica.

A programação do workshop divide-se em sessões de palestras, mesas redondas e tutoriais. Os tutoriais ocorrerão na semana que precede ao workshop, de 5 a 13 de fevereiro, e tratarão de temas relacionados à tecnologia grid. As palestras serão, em sua maioria, sobre grid e exclusão digital, com exemplos de alguns países e continentes, como Paquistão, Rússia, Coréia, Europa e África. As mesas redondas terão os seguintes temas: Exclusão digital na América Latina e Hepgrid; Exclusão digital e experimentos físicos em aceleradores de partículas; e Exclusão digital e tecnologia - disponibilidade ao redor do mundo.

O diretor geral e o diretor de Inovação da RNP, Nelson Simões e Michael Stanton, respectivamente, foram convidados a falar sobre redes no Brasil, Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara) e Projeto Giga, iniciativa de rede óptica que a RNP conduz em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). O workshop é apoiado pelos Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Centro para Pesquisas em Física de Altas Energias e Educação Extensiva (Chepreo), Universidade Internacional da Flórida (FIU), Unesco, Uerj, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), CNPq, Faperj e Cognitec. Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://www.uerj.br/lishep2004

[RNP, 14.01.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Clara

Saiba mais sobre a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas