RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Dia Internacional da Segurança em Computação

Gerente do CAIS faz palestra a convite do grupo do México


No dia 30 de novembro comemora-se o Dia Internacional da Segurança em Computação. A data foi criada em 1988 pelo Grupo Especial de Interesse em Segurança, Auditoria e Controle da Associação para Equipamentos de Computação (Association for Computing Machinery - ACM). Mais de 40 países realizam eventos nesta data com o objetivo de conscientizar os usuários de sistemas computacionais para a necessidade de se tomarem medidas apropriadas para proteger a informação, qualquer que seja sua forma.

Como dia 30 cai num domingo, o grupo de segurança (CSIRT - Computer Security Incidents Response Team) da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) comemorará o Dia Internacional da Segurança em Computação na segunda-feira, primeiro de dezembro. Para a ocasião, convidaram a gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, Liliana Velásquez Solha, para proferir uma palestra via videoconferência. Participará também um representante do grupo de segurança da espanhola Rede Iris, Francisco Jesús Monserrat. Ambos falarão dos trabalhos que suas equipes vêm desenvolvendo na área de segurança.

A gerente do CAIS se mostrou bastante entusiasmada com a data comemorativa:

— Tive conhecimento do evento através de Juan Carlos Guel, coordenador do grupo de segurança da Unam, há um tempo atrás. Apesar de ter certeza de que é necessário muito mais que um dia para conscientizar usuários, administradores, profissionais de TI, gerentes/diretores, etc, achei muito válida a iniciativa. Quem sabe no ano que vem nós não podemos impulsionar a celebração do Dia Internacional da Segurança em Computação no Brasil?

[RNP, 28.11.2003]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Página do CAIS

Mais informações sobre o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP


Outras referências:

Disc 2003

Mais informações sobre o Dia Internacional da Segurança em Computação no México

[Unam-Cert]