RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Costa Rica sedia reuniões da Clara e Alice


Nos próximos dias 26 a 28 de novembro, dois importantes eventos serão realizados em San José, na Costa Rica: as reuniões da Cooperação Latino-americana de Redes Avançadas (Clara) e do projeto América Latina Interconectada com a Europa (Alice).

A reunião de Clara, que ocorrerá no dia 26, pretende planejar a participação da iniciativa no projeto Alice e aprovar a forma de distribuir os custos da rede entre os diferentes países. Também serão discutidos a entrada de novos membros, as atividades da direção e do grupo técnico, a estrutura de gestão (diretor e sistema de informação), sua participação em eventos internacionais e o progresso das redes participantes.

Farão parte do encontro os seguintes países: Brasil (RNP), Argentina (Retina), Chile (Reuna), Costa Rica (CRNET), Equador (Fundacyt), El Salvador (Raices), Honduras (Unitec), México (Cudi), Panamá (Redcyt), Paraguai (Arandu), Peru (Raap), Uruguay (Rau) e Venezuela (CNTI). Também foram convidados os membros das iniciativas de redes de Nicarágua, Bolívia, Colômbia e Guatemala.

Já nos dias 27 e 28 de novembro será a vez do projeto Alice, com a participação de vários representantes da União Européia. A reunião terá como objetivo determinar as bases para a realização do projeto de montar a rede latina com a contribuição financeira das redes nacionais participantes.

O evento será aberto com apresentações da Clara e do programa Alice. Na pauta da reunião estão presentes algumas propostas sobre os aspectos técnicos da rede, tais como conexão, equipamento, suporte técnico e treinamento, além de alguns acertos sobre as fases A e B do projeto.

[RNP, 17.11.2003]

Consulta em noticias