RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

CAIS organiza workshop sobre tratamento de incidentes de segurança

Simpósio em São José dos Campos começa dia 4 de novembro


O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS) foi convidado, junto com o grupo de segurança do Comitê Gestor da Internet no Brasil (NBSO/CGI-BR), a coordenar as atividades do Workshop de Tratamento de Incidentes de Segurança, que será realizado durante o 5º Simpósio de Segurança em Informática (SSI'2003), nos dias 4 a 6 de novembro.

O workshop está dividido em três sessões, uma a cada dia do simpósio. A primeira sessão tratará do spam, problema que tem se alastrado e provocado grandes prejuízos e dores de cabeça a usuários, administradores de redes e organizações de um modo geral. No segundo dia, o CAIS fará uma retrospectiva dos incidentes de segurança em 2003 e o NBSO falará do papel dos grupos de segurança no cenário atual. Para fechar o workshop, na sessão do último dia haverá um painel de grupos brasileiros de segurança e resposta a incidentes, com a participação de convidados do Banco do Brasil, Embratel, Rede Rio e Polícia Federal.

O evento tem como objetivo oferecer um fórum de discussão que permita não somente identificar quais os maiores desafios na área de segurança da informação, mas, principalmente, tentar convergir em possíveis soluções para os problemas identificados. O público-alvo inclui pesquisadores, cientistas, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários, e profissionais de TI das diversas organizações nas quais a segurança seja considerada um quesito importante.

Em particular, o workshop pretende atrair a atenção das diversas organizações sobre a importância de se possuir um grupo de resposta a incidentes de segurança em computadores (CSIRTs - computer security incident response teams).

— É uma ótima oportunidade para conhecer de perto o trabalho que os vários grupos de segurança brasileiros vêm desempenhando e saber qual é o cenário atual na área de resposta a incidentes de segurança. Do ponto de vista dos CSIRTs, é um excelente momento para trocarem-se experiências e discutirem-se possíveis soluções para problemas comuns — diz Liliana Velásquez Solha, gerente do CAIS.

Simpósio reúne empresas e academia

O SSI'2003 tem, como um de seus objetivos, aproximar os interesses e as necessidades dos profissionais de empresas, dos pesquisadores universitários e da sociedade em geral. Além do workshop sobre tratamento de segurança, haverá apresentações de artigos técnicos, palestras de pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros, microcursos, debates, e um workshop sobre o futuro da urna eletrônica.

Tradicionalmente voltado para o setor acadêmico, o simpósio abre espaço pela primeira vez a empresas. Metade das palestras serão proferidas por representantes do setor empresarial. Paralelamente ao evento, serão realizados a Expo SSI 2003 e o Salão de Ferramentas SSI 2003. A Expo SSI 2003 será uma oportunidade de se conhecer as últimas novidades da área de segurança em informática lançadas no mercado. O Salão de Ferramentas tem um perfil mais inovador e apresentará projetos gerados por acadêmicos e por pequenas e médias empresas de base tecnológica.

A expectativa dos organizadores é de que o simpósio seja um marco na disseminação das melhores práticas de segurança em informática no país ao discutir as tendências e os desafios da área. Promovido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o evento ocorrerá na cidade paulista de São José dos Campos.


Mais informações:

Veja a programação do workshop Tratamento de Incidentes de Segurança

Faça sua inscrição no SSI'2003

[RNP, 31.10.2003]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Segurança em redes

Saiba mais sobre o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP


Outras referências:

SSI

Site do Simpósio Segurança em Informática

[ITA/CTA]