RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Pesquisa QoS: GT convida pesquisadores de todas as áreas a participar

Resultado auxiliará na escolha da solução mais apropriada para a RNP


O novo grupo de trabalho de Qualidade de Serviço (GT QoS2) está retomando a pesquisa sobre demanda de qualidade de serviço na rede da RNP iniciada durante o GT-QoS 2002-2003. A pesquisa visa identificar a demanda por QoS a fim de escolher a solução mais apropriada para a RNP. O publico-alvo são todos os pesquisadores das instituições de ensino vinculadas à RNP que tenham intenção de utilizar aplicações avançadas, tais como videoconferência, VoIP, realidade virtual etc.

De acordo com o coordenador do GT, Prof. José Augusto Suruagy, é importante a participação de pesquisadores de todas as áreas, e não exclusivamente da área de redes, para a obtenção de melhores resultados.

— Não queremos atingir apenas os pesquisadores em computação, o objetivo é divulgar a pesquisa para toda a comunidade científica – diz o professor.

O resultado da pesquisa servirá para indicar as necessidades dos clientes quanto à aplicações avançadas de rede. Com as informações obtidas, será possível prever, se necessário, que tipo de reformulação a infra-estrutura da rede deve sofrer para atender aos clientes da RNP, bem como identificar que serviços disponibilizar na rede e o quanto de banda alocar para estes serviços.

— É um fato que diversos serviços avançados ainda não podem ser realizados a contento aqui no Brasil pela indisponibilidade de canais de alta velocidade nem de mecanismos de tráfego que dê uma maior prioridade a aplicações especiais, como videoconferência e outras. O que queremos é ter uma idéia de quais aplicações não estão sendo usadas ou são usadas com pouca frequência devido às limitações em termos de largura de banda e/ou reserva de recursos da RNP – explica o coordenador do GT, Prof. José Augusto Suruagy.

O questionário está divididas em 5 etapas – identificação para contato; seleção de aplicações; detalhamento de aplicações; questões gerais; e confirmação de dados. As primeiras perguntas poderão ser respondidas facilmente por um pesquisador não especializado, no entanto, nas etapas mais avançadas, talvez surja a necessidade da ajuda de um suporte técnico.

— Alguns saberão apenas dizer o tipo de aplicação desejada e possivelmente o link para a aplicação que querem rodar e que foi desenvolvida para a Internet2, por exemplo. Outros, com ajuda de seu suporte técnico, conseguirão ser mais específicos em termos dos requisitos específicos das aplicações (atrasos máximos, largura de banda etc.).

A pesquisa está disponível na Internet através do endereço https://barra.nc-rj.rnp.br/extranet/gt/survey/ .

[RNP, 17.10.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

O que é qualidade de serviço (QoS)

Entenda quais aplicações necessitam de QoS