RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ponto de presença do Paraná cria portal de IPv6

PoP faz parte da rede nativa IPv6 da RNP


O ponto de presença da RNP no Paraná (PoP-PR) inaugurou, em agosto, um portal IPv6. O objetivo é divulgar a nova versão do protocolo de Internet (IP, do inglês Internet protocol) e servir como ponto de referência sobre o assunto. O PoP-PR faz parte da rede IPv6 da RNP desde 25 de março de 2003.

A estrutura do portal ainda está sendo aperfeiçoada, mas algumas funcionalidades já estão disponíveis. Entre elas, uma interface para webmail, links úteis, informações sobre o servidor IPv6 do PoP-PR e dicas para que o usuário doméstico possa usar o novo protocolo. Christian Lyra Gomes, técnico do PoP, explica que o portal é de acesso público, e os usuários que optarem por se cadastrar, além de possuírem uma conta de e-mail, poderão participar ativamente da alimentação do portal, editando e acrescentando documentos e páginas. Para isso, existe uma área wiki, uma página Web colaborativa, semelhante a um blog, só que com mais recursos.

Para que instituições conectadas ao PoP-PR possam trafegar dados usando o protocolo IPv6, é necessário entrar em contato com o ponto de presença através do endereço info@pop-pr.rnp.br. Duas organizações manifestaram interesse em usar o IPv6: a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que é uma organização usuária da RNP conectada ao PoP-PR, e a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que, embora não seja uma organização usuária, participa do ponto de troca de tráfego do PoP-PR (Prix).

— Quanto mais cedo as instituições começarem a se familiarizar com o novo protocolo, mais fácil será fazer a transição (do IPv4 para o IPv6) e mais cedo elas começarão a usufruir das facilidades e novos recursos que o IPv6 traz. É importante que mais gente comece a prover serviços em IPv6 para romper o ciclo vicioso: pouca gente usa IPv6 porque tem poucos serviços rodando em IPv6 e tem poucos serviços porque pouca gente usa – ressalta Christian Lyra.

O coordenador do projeto IPv6 da RNP, Marcel Faria, endossa a opinião de Lyra e acrescenta:

— Quanto mais serviços oferecemos, mais atraentes ficamos para nossos clientes.

Sobre IPv6

O endereço IP é um número que identifica todos os equipamentos conectados à Internet. Atualmente, a maior parte das máquinas usam a versão 4 deste endereço ou protocolo de Internet. No entanto, o IPv4 tem se tornado escasso. Por este motivo, um grupo de trabalho da Internet Engineering Task Force (IETF) apresentou, em 1994, a recomendação de um endereço de 128 bits, ao qual deu o nome de Internet Protocol version 6 (IPv6). Esta nova versão do protocolo IP suporta quatro bilhões de vezes mais endereços que a versão 4. Além disso, o IPv6 oferece vantagens em termos de segurança e qualidade de serviço.


Endereço do portal IPv6 do PoP-PR:
http://www6.pop-pr.rnp.br/

[RNP, 10.09.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

"É importante que mais gente comece a prover serviços em IPv6"

Entrevista com Christian Lyra, técnico do PoP-PR


Veja também:

IPv6

Página no site da RNP com mais informações sobre IPv6


Notícias relacionadas:

RNP recebe endereços IPv6 de produção

Rede piloto deve estar pronta em setembro

[RNP, 17.08.2001]


Outras referências:

Portal do PoP-PR

Website do PoP-PR com informações e serviços em IPv6