RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Receba os alertas do CAIS por e-mail

Inaugurado formulário para assinatura de lista de segurança em redes e sistemas


Quer ficar sempre atualizado com os últimos alertas da área de segurança em redes e sistemas? Assine a lista do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS).

No início do mês de julho foi disponibilizado um formulário para assinatura da lista no site da RNP. A procura foi tanta, que o sistema, antes manual, teve que ser automatizado. Só nos primeiros 15 dias houve 116 inscrições, o que praticamente dobrou o número de assinantes da lista, anteriormente divulgada apenas boca a boca.

O CAIS é um grupo da RNP voltado para a detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica brasileira. Sua atuação, no entanto, vai além dos domínios desta rede ao elaborar, promover e disseminar práticas de segurança em redes. É neste sentido que a divulgação pública dos alertas se torna tão importante, sendo uma referência útil para administradores de rede em todo o Brasil.

Renata Cicilini Teixeira, técnica do CAIS, aponta duas razões para o sucesso da lista de alertas:

— Primeiro, os alertas incluem um resumo objetivo, escrito em português, e indicando exatamente o que o administrador precisa fazer para corrigir os problemas, agilizando suas tarefas. Em segundo lugar, os alertas produzidos pelo CAIS têm se baseado no monitoramento de atividades incomuns, nos mais recentes "malware" identificados e em tendências na área de segurança. Nestes alertas, o CAIS considera a realidade das redes brasileiras e se mantém alinhado com o que acontece no exterior atraves da participação em listas de segurança internacionais e no intercâmbio com outros grupos de resposta a incidentes.

Vale notar que o grupo de segurança da RNP tem representatividade internacional, sendo filiado ao Forum of Incident Response and Security Teams (First), importante organização que reúne equipes das principais redes de vários países.

[RNP, 31.07.2003]

Consulta em noticias

 


Alertas em destaque:

Alertas do CAIS

[RNP, TT.TT.TTTT]