RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Aplicações para redes avançadas serão demonstradas em reunião da SBPC

RNP transmitirá trechos do evento


A RNP montará um estande na 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nos próximos dias 13 a 18 de julho. Serão demonstrados três protótipos de aplicações para redes Internet avançadas: videoconferência IP, sala de aula virtual e vídeo sob demanda. A reunião da SBPC será realizada nas instalações da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

A abertura do evento, que ocorrerá no dia 13 às 18h30min, será transmitida para a Internet pela RNP. Participará o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. Também serão transmitidas a conferência "Ciência como fator estratégico de soberania" e o simpósio "Organizações Sociais e o papel do Estado". A conferência, que será proferida pelo ministro Roberto Amaral, ocorrerá no dia 18, às 9h30min. O simpósio será realizado no dia 14, a partir de 15h30min.

O simpósio "Organizações Sociais e o papel do Estado" será coordenado por Augusto de Franco (Agência de Educação para o Desenvolvimento) e terá a participação de José Antônio Brum (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), que apresentará a palestra "Cinco anos de experiência com uma OS", e Marcos Sorrentino (Ministério do Meio Ambiente), que falará sobre o sócio-ambientalismo e o papel do Estado. Os internautas poderão enviar perguntas aos debatedores através do endereço sbpc@rnp.br. As transmissões serão feitas a partir do núcleo da RNP no Rio de Janeiro (NC-RJ) e do ponto de presença da RNP em Brasília (PoP-DF). Para assistir, escolha um dos links abaixo:

Visitantes poderão agendar videoconferência no estande da RNP

Os participantes da 55ª Reunião Anual da SBPC terão contato com aplicações inovadoras no estande da RNP. Eles poderão agendar uma videoconferência com até três pessoas, conhecer um projeto de vídeo sob demanda que utiliza software gratuito e um modelo de sala de aula virtual que requer poucos recursos para funcionar. Estas aplicações estão sendo testadas para estudo de viabilidade de implantação na forma de novos serviços para usuários da rede RNP2.

Videoconferência IP

A utilização da infra-estrutura de telecomunicações para realização de reuniões a distância, com transmissão e recepção de imagem e som, não é novidade. A novidade está em realizar videoconferência no ambiente de rede Internet. As principais vantagens são o custo reduzido e a possibilidade de convergência de áudio, vídeo e dados em uma mesma rede para trabalho colaborativo a distância. Visitantes do estande da RNP poderão agendar sessões de videoconferência com até três outras pessoas.

Sala de aula virtual

Existem, atualmente, diversas soluções para apoio à educação a distância utilizando computadores conectados via Internet. No estande da RNP será demonstrada uma opção que permite transmissão em tempo real de áudio, vídeo e slides sincronizados e que requer do aluno e do professor, em termos de software, apenas um browser e o plug-in Macromedia Flash Player.

Vídeo sob demanda

A transmissão de vídeos pela Internet já é uma realidade. A RNP demonstrará em seu estande uma solução nacional para uma arquitetura de rede de distribuição de vídeo que se beneficia da utilização de software gratuito e propõe a criação de uma videoteca de conteúdo acadêmico.

O estande da RNP ficará junto ao do Ministério da Ciência e Tecnologia, no Circo 2, próximo à concha acústica da UFPE.

[RNP, 10.07.2003]

Consulta em noticias

 


Veja também:

55ª Reunião Anual da SBPC

Página com informações e links para as transmissões

[RNP, 13.07.2003]