RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Piauí rumo à integração regional

RNP inicia sua série de reportagens especiais sobre redes estaduais


Backbone da Rede Piauiense de Pesquisa

Nos últimos anos, o Piauí tem dado passos largos rumo à integração regional. Aproveitando a conexão do estado com a RNP, em 1996, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) criou a Rede Piauiense de Pesquisa (RPP) . Desde então, a capital Teresina e as cidades do interior compartilham um canal de conexão, além de acesso à Internet e ao mundo.

Com o custo de aproximadamente R$ 25 mil para a montagem da infra-estrutura, a rede conecta, atualmente, cerca de 24 mil alunos do estado, além de órgãos do Governo. No total, são 12 instituições interligadas, distribuídas em nove cidades – Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Correntes e Teresina.

A Fapepi, principal financiadora da rede, gasta por ano cerca de R$ 80 mil com manutenção e serviços. Com este orçamento, a instituição disponibiliza uma infra-estrutura de Internet para os setores público e privado, com prioridade para as instituições de ensino e pesquisa.

Outro objetivo é o apoio às atividades acadêmicas realizadas pelas instituições conectadas. O coordenador da RPP, Carlos Giovanni, considera que estes serviços são um grande benefício para o estado.

— O país também tem a ganhar, uma vez que tornam-se disponíveis as pesquisas e estudos realizados pelas instituições piauienses — completa Giovanni.

As informações que trafegam na RPP atingem âmbito nacional e internacional através do link com o backbone RNP2. Na época do seu surgimento, em 1996, o ponto de presença da RNP no Piauí (PoP-PI) operava com uma velocidade de 64 Kbps e estava interligado ao backbone da RNP pelo ponto de presença no Ceará (PoP-CE).

Nestes sete anos a velocidade aumentou para 6 Mbps, o link ganhou tecnologia ATM, está conectado ao ponto de presença de Minas Gerais (PoP-MG), e, via RNP, às redes acadêmicas de outros países. Giovanni encara o relacionamento RPP-RNP como uma relação de troca.

— Além da infra-estrutura e serviços, a RNP proporciona a integração da rede estadual com a comunidade acadêmica e de pesquisa. A RPP, por sua vez, presta continuidade da infra-estrutura e dos serviços oferecidos pela RNP no Piauí.

A iniciativa principal da rede é o Projeto Infovias que busca levar a Internet ao interior do estado. O projeto é realizado em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que abriga os pontos de presença em seus campi. Atualmente, o Infovias possui PoPs em oito cidades do interior e três na capital. A meta é implantar mais 12 pontos de presença pelo estado.

— O Infovias fortalece o objetivo da RPP de atender, através de infra-estrutura, equipamentos e serviços, as instituições públicas federais e estaduais — diz Giovanni.

Outra meta da Fapepi é implantar 12 conexões à RPP em escolas estaduais de nível médio, utilizando equipamentos obtidos através de edital lançado pela RNP no ano passado. Também fazem parte dos planos da fundação reorganizar a manutenção preventiva da rede e realizar atividades de pesquisa e ensino nas várias áreas, de acordo com a demanda das instituições interessadas.

— Acredito que, em breve, devam surgir grupos de pesquisa nas áreas de tecnologia da informação, apicultura, psicultura, artesanato, saúde etc, onde o Piauí tem marcado presença na pesquisa e ensino — opina Giovanni.

Esta é a primeira matéria da série de reportagens sobre as redes estaduais brasileiras que a RNP está iniciando. O trabalho visa apresentar cada uma das redes e suas principais atividades. Também serão abordados dados sobre a cobertura da rede, a estrutura da organização e aspectos técnicos.

[RNP, 07.07.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

Instituições conectadas


Notícias relacionadas:

RCT: promovendo a inclusão digital em Santa Catarina

Rede integra 47% dos estudantes catarinenses

[RNP, 18.08.2003]


Outras referências:

Rede Piauiense de Pesquisa

Site da RPP