RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Colaboradores da RNP participaram de reunião do Internet2

TV interativa e Rede Giga são apresentadas no encontro


O diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton, esteve nos Estados Unidos, em abril, participando do Internet2 Member Meeting, encontro semestral de colaboradores do projeto Internet2 (I2). Stanton abriu uma das sessões do encontro, sobre redes ópticas no mundo, apresentando o contexto em que a comunicação óptica se tornou central às novas redes de pesquisa e educação. A sessão foi articulada na reunião Joint Techs, em fevereiro (veja a notícia RNP participa de workshop da Ampath na Flórida).

— Houve várias palestras bem interessantes da China, República Tcheca, Canadá e Estados Unidos — relatou Michael Stanton, que apresentou a palestra Experimental Optical Networking: implementations and challenges around the world, no dia 9 de abril. Stanton explicou o que é uma rede óptica e as vantagens em relação à rede tradicional; falou das experiências mais recentes neste tipo de rede; deu exemplos de iniciativas de redes ópticas na América Latina; e apresentou o Giga, um projeto de rede óptica que está sendo desenvolvido pela RNP e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A palestra do diretor de Inovação da RNP está disponível no site do I2.

Stanton se disse satisfeito com o evento:

— Eu julgava que seria uma oportunidade boa para realizar contatos com pessoas e organizações de outros países, especialmente os EUA, que tenham ou possam ter relações com Brasil e outros países na América Latina. Não fiquei decepcionado. Creio que deixamos uma boa impressão sobre como andam as redes avançadas no Brasil e na América Latina com os projetos da RNP e da Clara, e encontramos interlocutores para futura colaboração. Também fechamos os detalhes da participação de Bill St Arnaud e Ana Preston no 4º Workshop RNP2 em Natal.

A iniciativa Clara, de implementação de uma rede latino-americana de ensino e pesquisa, foi apresentada no dia 8 de abril pelo diretor geral da rede acadêmica do México – Corporación Universitaria para el Desarrollo de Internet (Cudi) –, Carlos Casasús, durante encontro da International Task Force, força tarefa que reúne os parceiros internacionais do I2.

Grupo de trabalho da RNP apresenta projeto de TV interativa

Tatiana Aires Tavares, representante do grupo de trabalho de vídeo digital da RNP, esteve no Internet2 Member Meeting apresentando a palestra Virtual Cheering: A Java TV Application for Interactive TV, no dia 9 de abril. O objetivo era mostrar uma nova classe de programas para televisão que combinam interatividade e comunicação em uma aplicação chamada de "torcida virtual". Essa aplicação permite que os usuários se comuniquem por áudio e torçam juntos durante a transmissão de eventos esportivos, como jogos de futebol. Além de fornecer aos torcedores a sensação de que estão torcendo juntos, como num estádio, a aplicação permite que os usuários participem de pesquisas e interajam via chat durante a transmissão. O programa foi desenvolvido usando-se uma plataforma de JavaTV, integrando servidores de chat, vídeo, pesquisa e torcida virtual.

— Foi muito importante ter uma oportunidade para mostrar nosso trabalho num evento da expressividade do Spring Meeting. Foi uma espécie de vitrine em pesquisa e desenvolvimento na área de vídeo digital — disse Tatiana. — Para mim, os resultados mais importantes foram apresentar nossas idéias, discuti-las nessa comunidade e participar das discussões sobre as novas tendências em vídeo digital. A troca de conhecimento e experiências é fundamental para nossa pesquisa. Como um resultado mais pontual, posso ressaltar uma participação mais efetiva no nosso GT no grupo de Vídeo Digital do Internet2. E, no campo das sugestões, poderia destacar muitas idéias, mas um dos pontos altos foi a apresentação das experiências do ResearchChannel, um portal com programação televisa na Internet com um enfoque em geração de conhecimento. Seria interesante uma iniciativa dessas no Brasil, na qual poderíamos dar continuidade ao que hoje trabalhamos no nosso GT.

A palestra de Tatiana também está disponível no site do I2. Da mesma sessão participaram as professoras Tereza Cristina Cravalho e Regina Silveira, do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da USP, com os trabalhos Poli Virtual Project e Using Interactive Video for Education over Internet2, respectivamente.

O Spring 2003 Internet2 Member Meeting ocorreu no estado da Virgínia, Estados Unidos, de 9 a 11 de abril. A gerente do programa GT-RNP, Iara Machado, também participou da reunião do I2 como ouvinte. Ela também trouxe boas impressões do evento e destacou sua utilidade para a aproximação dos pesquisadores e troca de idéias na área de redes avançadas. O próximo encontro – Fall 2003 Internet2 Member Meeting – está agendado para 13 a 16 de outubro de 2003.

[RNP, 16.06.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP participa de workshop da Ampath na Flórida

GT de Vídeo Digital transmite TV interativa para o evento

[RNP, 21.02.2003]