RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Connectivity Day

Canadenses visitam a RNP


Representantes da ICA no auditório do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, onde fica a sede da RNP.No último dia 3 de junho, representantes do Instituto para a Conectividade nas Américas (ICA) estiveram no Rio de Janeiro para uma reunião de seu conselho consultivo. Na oportunidade, foi agendada uma visita aos lugares considerados importantes em termos de tecnologias da informação e comunicação na cidade. O ICA foi criado pelo governo canadense durante a Terceira Cúpula das Américas, em 2001. O propósito do instituto é aplicar as tecnologias de informação e comunicação para o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento econômico e a realização do potencial humano nas Américas.

Ciceroneados por representantes do Programa Sociedade da Informação (Socinfo), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, os membros do conselho consultivo do ICA visitaram a sede da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O diretor geral da RNP, Nelson Simões, e o diretor de Inovação, Michael Stanton, apresentaram palestras sobre a iniciativa Clara – Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas; e o projeto Alice – América Latina Interconectada com a Europa. A Clara é a organização que implantará e gerenciará uma infra-estrutura regional de alto desempenho, integrando as redes nacionais acadêmicas latino-americanas. O projeto Alice foi criado pela Comissão Européia com o objetivo de financiar a implantação desta rede e sua conexão com o backbone pan-europeu Géant.

Florencio Utreras (Chile) e Carlos Casasús (México) participam do encontro através de videoconferência.Também fizeram palestras, por videoconferência, Florencio Utreras e Carlos Casasús, diretores, respectivamente, das redes acadêmicas chilena (Red Universitaria Nacional – Reuna) e mexicana (Corporación Universitaria para el Desarrollo de Internet – Cudi). Ambos deram seus depoimentos sobre a Clara e falaram sobre as redes acadêmicas dos países da América Latina. No Rio de Janeiro, ao lado de Nelson Simões e Michael Stanton, o coordenador técnico-científico da Rede Rio de Computadores, Luís Felipe Magalhães de Moraes, apresentou os projetos da rede avançada de ensino e pesquisa do estado.

Ainda no dia 3, os representantes do ICA almoçaram com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Peregrino; conheceram as instalações da Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits); e visitaram um centro para inclusão digital na favela da Rocinha, onde conversaram com pessoas de organizações não-governamentais, como o Viva Rio e o Comitê de Democratização da Internet (CDI). A programação, organizada pela Socinfo, recebeu o apelido de "Connectivity Day".

[RNP, 12.06.2003]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

ICA

Instituto para a Conectividade nas Américas