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GT VoIP – Grupo demonstra serviço de telefonia IP durante o 4º WRNP2


O coordenador do GT VoIP, Paulo Henrique Aguiar Rodrigues, da UFRJ, relatou os resultados do trabalho no início de sua apresentação.

  • Desenvolvimento de ambiente para medição detalhada de métricas de qualidade para VoIP e sua visualização
  • Definição de um plano de discagem para o piloto VoIP
  • Desenvolvimento de ambiente de coleta de estatística de ligações VoIP, através de integração de dados e logs em gateways, gatekeepers e PBXs
  • Recomendação de implementação de QoS para VoIP
  • Criação do site www.voip.nce.ufrj.br com a produção do GT e material de referência e divulgação
  • Experimento pré-piloto 4 WRNP2/SBRC 2003

O GT montou uma infra-estrutura para demonstração aos participantes do 4º WRNP2 do piloto de telefonia IP. Gateways e gatekeepers foram instalados e configurados de forma a permitir que ligações fossem feitas, em ambos os sentidos, entre o Hotel Pirâmide, em Natal (local do evento) e telefones fixos na área do Rio de Janeiro, através de gateway localizado no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, no Rio de Janeiro.

Durante a apresentação, Paulo discou para um dos três ramais que foram configurados PABX do hotel para acesso ao Gateway do GT que permitia a realização da chamada via rede. Ele usou o recurso do viva-voz de um aparelho telefônico comum para que todos pudessem acompanhar a demonstração. Uma mensagem pré-gravada atendeu, informou que aquele era o sistema experimental de telefonia sobre IP do GT VoIP e orientou-o a fazer a ligação após ouvir o tom de discagem. Paulo discou para o NCE, no Rio de Janeiro. Não demorou muito para a chamada ser atendida. De imediato, Paulo alertou:

— Atenção! Estamos em viva voz para o auditório acompanhar.

A conversa foi rápida. O auditório do hotel em Natal pôde atestar a boa qualidade da voz durante a ligação. No Rio, não foi diferente, segundo a interlocutora do coordenador do GT.

A demonstração do sistema experimental permitia, ainda, que usuários de instituições qualificadas como usuárias da RNP, em qualquer ponto do Brasil, se cadastrassem através de um formulário eletrônico para receber um número de discagem. Dessa forma, eles poderiam fazer ou receber ligações pelo mesmo sistema, a partir de seus computadores, usando o software NetMeeting.

César Marcondes, da equipe do GT, informou que houve apenas cinco cadastramentos de usuários via rede ao longo do evento. Ele disse ainda que foram realizadas 440 ligações, num total de 21 horas de conversa. Dessas, 376 foram feitas de Natal para o Rio, enquanto que 52 foram feitas no sentido inverso.

[RNP, 02.06.2003]

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