RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Projeto Giga é apresentado para comunidade acadêmica de redes avançadas

Coordenadores executivos afirmam que objetivo do projeto é gerar valor econômico para a indústria nacional


Auditório durante a apresentação do Projeto Giga (foto: Fátima Melo)O diretor de Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Michael Stanton, e o diretor de Gestão de Inovação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Antonio Carlos G. Bordeaux do Rego, dividiram a apresentação do Projeto Giga durante o 4º Workshop RNP2 (WRNP2). O Giga é um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de tecnologias para um novo paradigma de telecomunicações. Michael anunciou a criação do Comitê Científico que vai avaliar as propostas de sub-projetos encaminhados para as áreas temáticas que estão sob a responsabilidade da RNP. O objetivo é atrair empresas interessadas em utilizar a infra-estrutura, que utiliza protocolo IP diretamente sobre uma rede óptica, para desenvolver equipamentos, software e serviços.

O projeto Giga é financiado pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico em Telecomunicações (Funttel) e tem, como agente financeiro, a Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep). Com um orçamento de R$ 54 milhões previsto para os próximos três anos, é o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento em redes do País dos últimos anos. Os coordenadores executivos, RNP e CPqD, estão negociando com a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) uma aproximação para otimizar esforços, compartilhando recursos e conhecimento, visto que eles estão desenvolvendo um programa com elementos semelhantes, o Tidia. Já estão envolvidos na implantação da rede do Giga empresas operadoras de telecomunicações, universidades e instituições de P&D e empresas de hardware e software.

O projeto consiste na implantação de uma rede de transmissão totalmente óptica, na qual os dados trafeguem via protocolo IP diretamente sobre DWDM (dense wavelength division multiplexing) e utilize, também, Gigabit Ethernet sobre DWDM. A implantação da rede vai ser realizada pela RNP e pelo CPqD, através da Coordenação Executiva do projeto, que conta com dois representantes de cada entidade.

Em paralelo, a Coordenação Executiva vai desenvolver um trabalho para atrair empresas de base tecnológica e de telecomunicações interessadas em submeter projetos de P&D que gerem tecnologia em forma de protótipos e produtos para serem anexados à rede para teste e avaliação. O tráfego da rede vai ser limitado aos projetos aprovados.

A topologia da rede passa pelas cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro e Petrópolis, todas localizadas entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, numa extensão de 600 km. Deverão participar 20 universidades e instituições de pesquisa ao longo do corredor Campinas-Rio.

Michael apresentou o Comitê Científico que vai orientar o desenvolvimento das áreas temáticas sob responsabilidade da RNP

Existem quatro áreas temáticas em P&D definidas para concentrar os sub-projetos de desenvolvimento de protótipos, equipamentos e produtos.

  • redes ópticas
  • protocolos e serviços de redes
  • serviços experimentais de telecomunicações
  • serviços e aplicações científicas

RNP e CPqD vão avaliar, aprovar e gerenciar os sub-projetos submetidos. Duas das áreas temáticas ficam sob responsabilidade da RNP (protocolos e serviços de redes, serviços e aplicações científicas); as outras duas, do CPqD. Durante o 4º WRNP2, Michael apresentou os membros do Comitê Científico composto para formular as chamadas de propostas de projetos a serem contratados pela RNP e, posteriormente, avaliar as propostas encaminhadas. Compõem o Comitê Científico da RNP:

  • Marcelo Gattass (PUC-Rio)
  • Maurício Ferreira Magalhães (Unicamp)
  • Tereza Cristina M. B. Carvalho (USP)
  • José Marcos S. Nogueira (UFMG)

Podem encaminhar, ou participar de, propostas empresas e instituições localizadas fora da área de cobertura da rede do Giga, desde que exista parceria com alguma instituição que tenha acesso físico à rede.

Michael revelou que a RNP já está fazendo visitas às instituições para divulgar o projeto, identificar grupos de pesquisa interessados e os recursos computacionais de rede disponíveis. O projeto Giga não dispõe de recursos para equipar laboratórios nas pontas. O objetivo é oferecer conectividade e apoio para os projetos.

A meta dos coordenadores é implantar a rede IP experimental até o final do ano. A rede experimental óptica deve estar concluída até o final de 2004.

Bordeaux afirmou que o objetivo maior do Giga é gerar valor econômico para as empresas nacionais, com benefício para a sociedade e para a economia do país. O maior desafio será conciliar, num trabalho colaborativo, as culturas de ciência e tecnologia e de indústria. Os grupos de pesquisa e as empresas devem interagir com a finalidade de transferência de tecnologia para estimular a competitividade das empresas brasileiras.

Bill St. Arnauld em videoconferência do Canadá(foto: Marcus Mannarino) A apresentação do projeto Giga foi aberta com uma sessão de videoconferência, com duração de cerca de 30 minutos, na qual Bill St. Arnaud da CANARIE falou para o auditório, a partir de Ottawa, no Canadá, sobre a experiência de redes ópticas com controle de fibras pelos usuários que está em operação no backbone CA*Net4 daquele país. Em seguida, foi feita apresentação sobre WDM por Dr Jorge Salomão da empresa brasileira Padtec.

[RNP, 02.06.2003]

Consulta em noticias

 


Notícia principal:

Grupos de Trabalho RNP demonstram resultados durante o 4º Workshop RNP2

Apresentação do Projeto Giga para a comunidade acadêmica de redes foi outro destaque do evento


Outras coordenadas:

Os bastidores da infra-estrutura montada para o 4º Workshop RNP2

Equipe técnica da RNP conta como foi o suporte ao evento

Primeiros Grupos de Trabalho RNP apresentam resultados no 4º WRNP2

Dois pilotos foram demonstrados durante o evento

Videoconferências ampliaram o alcance do 4º WRNP

Quatro sessões, sendo duas internacionais, foram realizadas durante o evento