RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Sai nova edição do NewsGeneration

O boletim eletrônico é produzido pela RNP e trata de tecnologia de redes


O NewsGeneration nº 5, volume 6, publicação eletrônica produzida e publicada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), traz artigos de utilidade prática na área de tecnologia de redes.

O boletim analisa as rotinas da Winsock necessárias à implementação de uma ferramenta de monitoração de tráfego de rede TCP/IP em uma rede Ethernet. A ferramenta lida com a captura, decodificação e cópia dos datagramas IPv4 em buffer, obedecendo a regras de captura definidas em filtro.

Um roteiro de interpretação dos relatórios gerados pelo aplicativo Calamaris, com base nos logs de acesso do serviço de cache implementado pelo squid, é disponibilizado para os leitores. É um subsídio para melhor esclarecer quem pensa em adotar o serviço.

A publicação também apresenta os recursos de round robin e SRV do BIND/DNS e relata experimentos realizados com eles. O material fornece um panorama para o leitor sobre as limitações e possibilidades da adoção dos recursos como alternativa de baixo custo a uma redundância de servidor web corporativo.

[RNP, 31.10.2002]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

NewsGeneration