RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Isoc é nova controladora do domínio .org

O domínio tem 2,3 milhões de usuários


Após disputar com outros 10 competidores, a Internet Society (Isoc) foi eleita para controlar o domínio .org. A informação foi divulgada em 14 de outubro pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), órgão regulador de domínios que avaliou as propostas dos candidatos interessados.

A procura por uma nova controladora para o .org iniciou-se em abril de 2002. Houve duas rodadas de avaliações feitas por três equipes distintas. Quinze dos 19 membros do Comitê de Diretores da Icann participaram da votação que escolheu a instituição vencedora. Foram contabilizados 11 votos em favor da Isoc, um contrário e três abstenções. O resultado já era esperado desde agosto, quando a Icann declarou, com base em relatório preliminar, que a Isoc era "altamente recomendada para assumir o controle do domínio .org".

O domínio armazena páginas de organizações sem fins lucrativos. Atualmente, conta com 2,3 milhões de usuários e a tendência é de que o número cresça devido ao registro de novos nomes com a terminação .org.

A VeriSign era a administradora dos referidos nomes de domínio. Concordou em passar adiante o comando, graças a um acordo que lhe permitiu continuar a controlar o domínio.com, o mais popular da Internet. Além disso, a empresa doou R$ 5 milhões à Isoc, para ajudar em custos operacionais.

A sucessão ocorre em 1º de janeiro de 2003. A Isoc, formada por um grupo de cerca de 11 mil engenheiros e especialistas da área de Internet, já está em preparativos para uma transição sem impactos nos serviços prestados aos usuários. "Seu plano de transição é bastante sólido e não acarreta interrupção dos serviços", elogia o presidente da Icann, Stuart Lynn.

Por enquanto, a Isoc já criou uma nova organização, a Registradora de Interesse Público (PIR – Public Interest Registry), que será a operadora dos registros, segundo entendimentos mantidos com a Icann. Cuidou, também, de firmar um contrato com o provedor Afilias Limited (controlador do .info), que lhe fornecerá suporte técnico.

Internet Society
Icann

[RNP, 31.10.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Isoc se candidata a operar domínio .org

Icann a considera altamente recomendada para a função

[RNP, 16.09.2002]