RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Embrapa realizam a Semana de Qualidade de Vida

Instituições investem em compromisso social


De 14 a 18 de outubro deste ano, em Campinas, São Paulo, no Auditório da Embrapa Informática Agropecuária, acontece a Semana de Qualidade de Vida: Alegria, Solidariedade e Talento. A iniciativa compreende atividades lúdicas, terapêuticas e educativas relacionadas ao tema. A realização cabe à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, através do Núcleo de Apoio Campinas, e à Embrapa Informática Agropecuária, em parceria, e está aberta à participação de funcionários das instituições, convidados e interessados inscritos previamente. O objetivo é dar continuidade a um compromisso social assumido com as comunidades interna e externa.

A semana inclui campeonatos esportivos, gincanas, sessões de massagem e exercícios de relaxamento, para descontrair os participantes. Já no campo educativo, estão programadas palestras sobre auto-estima, criatividade, alegria em casa e no trabalho, nutrição, direito do consumidor aliado à qualidade de vida, voluntariado e responsabilidade social.

A proposta, sob a ótica dos participantes, é conscientizar funcionários e membros da comunidade sobre a importância da qualidade de vida; incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis em sua vida pessoal e no trabalho; promover o desenvolvimento pessoal mediante atividades que valorizem a alegria de viver.

Sob a ótica institucional, a idéia é criar uma oportunidade para as entidades envolvidas proporem ações conjuntas de melhoria das condições de vida interna e externamente. Afinal, estas podem e devem funcionar como agentes de transformação social.

A Semana de Qualidade de Vida vem fortalecer compromisso assumido pela RNP e pela Embrapa, em abril, juntamente com o Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura (Cepagri-Unicamp), para com suas comunidades internas: o Programa Qualidade de Vida.

"O programa traduz nossa constante preocupação com o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho e na sociedade. Ele abrange a organização de palestras sobre assuntos ligados à qualidade de vida e encontros mensais de integração, tais como cafés da manhã e homenagens aos aniversariantes do mês. Inclui, também, uma publicação interna on-line, denominada Vida & Saúde, que divulga informações sobre qualidade de vida" ­ explica a gerente de Administração da RNP, Wilma Silva.

A responsabilidade social das empresas-cidadãs se estende à comunidade externa. Prova disto é o envolvimento da RNP com o projeto Bola pra Frente, idealizado pelojogador de futebol Jorginho, tetracampeão mundial. A instituição participa de reuniões com o objetivo de tornar realidade um Centro Social Tecnológico, em Guadalupe, no Rio de Janeiro, que irá capacitar 480 jovens carentes em tecnologia de ponta, anualmente, por intermédio de cursos e oficinas profissionalizantes de Informática e Telecomunicações.

[RNP, 11.10.2002]

Consulta em noticias