RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Consórcio de redes latino-americanas será formalizado em fevereiro de 2003

Reunião no Rio definiu objetivos estratégicos da Clara


Pela segunda vez, representantes das redes acadêmicas da América Latina se reuniram no Rio de Janeiro com o objetivo de traçar estratégias para a integração destas iniciativas nacionais. O encontro, realizado no último dia 25 de setembro, serviu para avançar nas discussões sobre a organização Clara — Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas, sua missão e estatuto, bem como sobre aspectos técnicos de uma rede regional.

A iniciativa Clara tem duas vertentes: a formação de uma infra-estrutura que una as redes avançadas latino-americanas e a criação de uma organização não governamental que represente os interesses deste grupo. As discussões em torno desta idéia iniciaram-se em evento do programa Alliance for the Information Society (@LIS), patrocinado pela União Européia, em junho de 2002. O primeiro encontro das redes latino-americanas, já visando à Clara, ocorreu em julho, também no Rio de Janeiro. Uma reunião de trabalho em Buenos Aires, nos dias 5 e 6 de setembro, serviu para coordenar ações e preparar a segunda reunião do Rio de Janeiro.

Os participantes da Clara definiram que sua missão como uma cooperação entre redes nacionais de ensino e pesquisa da América Latina deve ser estabelecida a partir dos seguintes objetivos estratégicos: (1) coordenação entre redes acadêmicas na América Latina e outros blocos; (2) cooperação para promoção do desenvolvimento científico e tecnológico; (3) planejamento e implantação de serviços de rede para interligação regional e global.

Estiveram na segunda reunião da Clara, apoiada pela Unesco e pela Força Tarefa de Tecnologia de Informação e Comunicação das Nações Unidas, representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Representantes de Chile, México e União Européia participaram do encontro por meio de videoconferência.

Videoconferência entre Europa e América Latina

Em um encontro de redes avançadas, não faltou alta tecnologia. Pela manhã, foi montado um ambiente de videoconferência, através de Internet2, com a rede acadêmica da Espanha (RedIris), usando uma unidade de controle multiponto (Multipoint Control Unit – MCU) no México. Da Espanha, representando os parceiros europeus na iniciativa de interconexão de redes acadêmicas do programa @LIS, Cathrin Stover (Dante), Victor Castello (RedIris) e João Cunha (FCCN) apresentaram e discutiram, com os presentes no Rio de Janeiro, México e Chile, os resultados do estudo de viabilidade conjunto recém concluído. Este estudo, chamado Caesar – Connecting All European and South (Latin) American Researchers – indicará a viabilidade estratégica e técnica na interligação das redes acadêmicas dos países latino-americanos em uma infra-estrutura regional e sua interconexão à Europa, através da rede pan-européia Géant.

À tarde, a videoconferência prosseguiu com a participação de Florencio Utreras, diretor executivo da Red Universitaria Nacional (Reuna), no Chile, e de Carlos Casasús, diretor geral da mexicana Corporación Universitaria para el Desarrollo de Internet (Cudi).

Uma organização formal para a Clara

O principal tema de discussão foi a formalização do consórcio que comandará a iniciativa Clara. Foram debatidas as linhas gerais do estatuto da organização, formuladas nas reuniões anteriores. A intenção é que o consórcio esteja montado até fevereiro de 2003. Alguns acordos feitos sobre a organização concluíram que será membro da Clara uma rede por país, a qual tenha sido apoiada, por escrito, pelo governo de cada país, e que não se farão distinções entre membros fundadores e aqueles que aderirem posteriormente.

[RNP, 04.10.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Redes da América Latina se reúnem no Rio de Janeiro

RNP e SocInfo promovem primeiro encontro de cooperação em redes avançadas latino-americanas

[RNP, 09.08.2002]