RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Clara tem segunda reunião no Rio de Janeiro

RNP e SocInfo promovem segundo encontro de cooperação em redes avançadas latino-americanas


Vai ser realizada, no Rio de Janeiro, no dia 25 de setembro, a segunda reunião da Clara – Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas, uma organização em formação para representar as redes nacionais de ensino e pesquisa da América Latina que constituem a infra-estrutura avançada de colaboração e cooperação em rede de cada país.

O avanço das iniciativas de redes avançadas nacionais e regionais aponta para o estabelecimento de uma rede global de alta capacidade para suporte à Ciência através da colaboração estendida entre pessoas e organizações.

Na América Latina, a integração das redes acadêmicas nacionais em um backbone regional, a sua interligação às redes continentais da Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, e a colaboração entre grupos de pesquisa na região deverão ser promovidas pela Clara.

Esta será a segunda reunião da Clara, que atualmente planeja a participação da região na iniciativa de interconexão com o Geant, backbone pan-europeu, que é parte do Programa @LIS – Alliance for Information Society – da União Européia.

Estarão presentes os dirigentes ou representantes das organizações responsáveis pelas redes acadêmicas nacionais dos 13 países que atualmente constituem a Clara: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A reunião é organizada pela RNP e pelo programa Sociedade da Informação (SocInfo).

2ª Reunião da Clara
Data: 25 de Setembro de 2002
Local: Hotel Pestana Rio Atlântica
End.: Av. Atlântica, 2.964 - Copacabana - Rio de Janeiro
Sala: Búzios

[RNP, 23.09.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Redes da América Latina se reúnem no Rio de Janeiro

RNP e SocInfo promovem primeiro encontro de cooperação em redes avançadas latino-americanas

[RNP, 09.08.2002]


Outras referências:

SocInfo

Programa @lis


Referências:

Lista de participantes

clara2_lista_participantes.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

Programação

clara2_programacao.pdf download do arquivo

formato: application/pdf