RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Remav de Natal transmitem vídeo digital para Fórum de Inovação Tecnológica

Programação de TV Universitária foi transmitida via RNP2


A RNP participou, em agosto, do Salão e Fórum de Inovação Tecnológica e Tecnologias Aplicadas na Cadeia Produtiva, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e organizado pela Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec). Ao longo do evento, que aconteceu na cidade de São Paulo (SP), a Rede Metropolitana de Alta Velocidade (Remav) de Natal transmitiu, pela Internet e em tempo real, a programação da TV Universitária de Natal.

Foram dois eventos em um. O Salão esteve aberto de 30 de julho a 3 de agosto e apresentou tecnologias desenvolvidas no Brasil ou adaptadas a projetos nacionais. O MCT montou um stand no qual participaram diversas instituições ligadas ao ministério, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o projeto Mamirauá, o Instituto Nacional de Tecnologia e a Comissão Nacional de Energia Nuclear. Foi nesse stand que a RNP e a Remav de Natal apresentaram o projeto de transmissão de vídeo digital por rede Internet.

O outro evento foi o Fórum de Inovação Tecnológica, que teve como objetivo fomentar discussões e apresentar casos sobre gestão da inovação nas empresas de pequeno, médio e grande porte e nos centros de pesquisa. No terceiro dia de debate, a Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) apresentou sua experiência e contou do projeto Rede Giga, no qual colabora com a RNP, o Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC), a Fapesp, empresas operadoras e fabricantes de equipamentos de telecomunicação.

TVU de Natal é transmitida por rede da RNP

A RNP e a Remav de Natal aproveitaram o Salão de Inovação Tecnológica para mostrar as possibilidades de uso da rede para transmissão de vídeo. Durante os cinco dias que durou o salão, um monitor de vídeo retransmitia, para o stand da RNP, a programação da TV Universitária de Natal (TVU). Segundo explicou Guido Lemos, coordenador do experimento, a imagem era captada por uma antena de TV na Remav, digitalizada e transmitida pela rede a partir do Ponto de Presença da RNP no Rio Grande no Norte (PoP-RN) até o Ponto de Presença de São Paulo (PoP-SP). Do PoP-SP até o Expo Center Norte, onde acontecia o evento, os dados seguiam através de quatro cabos de par trançado da Telefônica. Cada cabo tinha capacidade de 2 Mbps. O atraso entre o sinal enviado de Natal e as imagens recebidas no stand era de apenas 1 a 2 segundos. Para que a experiência fosse possível, a RNP configurou um link exclusivo de 8 Mbps entre os PoPs do Rio Grande do Norte e São Paulo.

Não é a primeira vez que RNP e Remav de Natal se unem para um experimento deste tipo. Em maio do ano passado, foi transmitido um programa a partir da Remav diretamente para o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), que aconteceu em Florianópolis (veja ao lado, em notícias relacionadas).

— O objetivo é mostrar que a RNP possui condições de dar suporte a aplicações internet2. Pretendemos mostrar que, por exemplo, a TV Cultura, caso queira, pode utilizar a RNP para distribuir vídeo para várias emissoras da Rede Brasil de TVs educativas — diz Guido Lemos.

O servidor de vídeo usado na experiência, DynaVideo, foi desenvolvido pela própria equipe da Remav de Natal com o objetivo de disponibilizar o acervo de vídeos da TVU para usuários conectados à rede NatalNet. A transmissão só foi possível graças aos esforços dos técnicos dos PoPs, da Remav e do Centro de Engenharia e Operações da RNP.

[RNP, 13.09.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP apresenta os planos para a inovação tecnológica do RNP2

RNP organizou dois painéis durante o SBRC 2002

[RNP, 07.06.2002]

III Workshop RNP2 transmitiu parte da programação pela Internet

Evento em Florianópolis reuniu mais de 200 pesquisadores

[RNP, 08.06.2001]

Transmissão de TV entre ReMAVs foi um sucesso

Programa da TV Universitária de Natal foi exibido em Santa Catarina graças a rede da RNP

[RNP, 24.05.2001]


Outras referências:

Remav de Natal