RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP Notícias número 9

Acordo Brasil-Portugal é destaque


O boletim trimestral RNP Notícias traz como destaque da edição de março o acordo assinado entre os ministérios da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil. A partir dele, o backbone RNP2 ganhou um novo link internacional, interconectando-se à rede acadêmica portuguesa. Esta é a primeira conexão direta entre a América Latina e a Europa e será útil, principalmente, para integrar grupos de pesquisa lusos e brasileiros.

Outros temas abordados no periódico foram o início do processo de cadastramento de instituições usuárias do RNP2; o VII Seminário de Capacitação Interna; a qualificação da RNP como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia; os projetos de videoconferência e multicast comandados pela Diretoria de Operações da RNP; e a transmissão, via rede acadêmica, do curso de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino médio, produzido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

Com tiragem de 3.500 exemplares e impresso em duas cores, o RNP Notícias é distribuído gratuitamente para jornalistas, empresas de telecomunicação, entidades acadêmicas, governo e demais pessoas interessadas. A assinatura pode ser feita enviando-se mensagem eletrônica para info@rnp.br. Além de reportagens sobre o "mundo Internet" — em especial sobre a chamada Internet acadêmica —, a publicação divulga um calendário de eventos importantes, uma seção de notas e uma sinopse do conteúdo do boletim eletrônico NewsGeneration mais recente.

[RNP, 05.04.2002]

Consulta em noticias