RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Começa hoje o processo de qualificação de organizações usuárias do backbone RNP2

Processo vale tanto para as instituições que já utilizam a rede quanto para as candidatas a uma conexão


O Comitê Gestor RNP (CG-RNP) aprovou, em 2000, a Política de Uso do backbone RNP2, a qual começa a ser efetivamente implantada a partir deste dia 21 de fevereiro. Todas as instituições que atualmente fazem uso dos serviços de rede do RNP2 deverão solicitar a qualificação como usuária de acordo com os termos da Política de Uso. Instituições que não fazem uso dessa infra-estrutura também poderão submeter solicitações.

A avaliação das solicitações de qualificação será feita por uma comissão do CG-RNP. O Comitê é composto por representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, financiadores do backbone RNP2 através do Programa Interministerial de Manutenção da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, assinado em 1999. Todas as solicitações serão avaliadas individualmente e devem enquadrar-se nos termos da Política de Uso.

Os Pontos de Presença (PoPs) da RNP são o ponto de partida para o encaminhamento das solicitações. A partir de hoje, os representantes dos PoPs entrarão em contato com todas as instituições que atualmente são usuárias para orientá-las quanto aos documentos disponíveis que devem ser consultados e para informar o endereço do formulário eletrônico que deve ser preenchido. Já as instituições que buscam a qualificação para estabelecer uma conexão ao backbone RNP2 devem procurar o PoP localizado na região onde está instalada sua sede para obter essas mesmas informações.

O objetivo de uma política de uso explícita é garantir que o RNP2 seja efetiva e exclusivamente usado por instituições envolvidas em ensino e pesquisa, assegurando, assim, melhor conectividade e tráfego. Para isto, foram definidas três categorias de organizações usuárias no que concerne ao foco de atendimento pela RNP: primárias, secundárias e temporárias.

As instituições primárias são as unidades de pesquisa federais (UPs), instituições federais de ensino superior (IFES) e agências do MEC e do MCT. São assim classificadas porque estão sendo de antemão indicadas pelos dois ministérios para receberem conectividade. Serão enquadradas como instituições secundárias outras organizações de ensino superior e pesquisa, museus, bibliotecas, hospitais, e organizações que requeiram colaboração em atividades permanentes de educação ou pesquisa com instituições primárias.

As instituições temporárias terão acesso aos serviços do RNP2 por tempo determinado, a partir da aprovação de um projeto. Neste projeto, a organização deve estar colaborando com instituições primárias e/ou secundárias em aplicações de caráter meritório ou em capacitação de recursos humanos para o uso de redes como fator de desenvolvimento regional.

Política de Uso e Internet2

Políticas de uso são comumente adotadas em redes acadêmicas do mundo inteiro. Para trocarem tráfego entre si livremente, estas redes costumam analisar se existe compatibilidade entre suas políticas. A University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID), entidade que coordena o projeto norte-americano Internet2, também tomou conhecimento da Política de Uso do RNP2 antes de avalizar a conexão do backbone acadêmico brasileiro à rede avançada dos Estados Unidos.

O backbone RNP2 provê serviço IP com facilidades de trânsitos nacional, internacional e Internet2, além de peering (troca de tráfego entre backbones). A conexão ao backbone será feita diretamente pelos Pontos de Presença da RNP (PoPs) ou, indiretamente, através de uma rede regional.

Como solicitar conexão ao RNP2

Os PoPs estarão entrando em contato com as instituições que já utilizam o backbone RNP2 para dar as orientações necessárias. Outras instituições devem entrar em contato com o representante administrativo do PoP de sua região para se informar sobre os requisitos e procedimentos necessários. Veja os endereços dos PoPs em http://www.rnp.br/pops/.

A relação de instituições primárias estará disponível para consultas. Elas terão suas solicitações de qualificação automaticamente aprovadas.

As instituições que se candidatam à qualificação como secundárias têm de declarar com qual instituição primária colaboram.

Já as instituições que se candidatam à qualificação como temporárias precisam apresentar um projeto de uso da conexão, com prazo definido e a indicação da organização usuária qualificada com a qual colabora, indicando as pessoas ou grupos que utilizarão a rede.

O documento "RNP2: Política de Uso" está disponível em http://www.rnp.br/_arquivo/conexao/doc0108b.pdf.

[RNP, 21.02.2002]

Consulta em noticias