RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Piloto de QoS terá testes até o fim do ano

Projeto é divulgado no site da RNP


A RNP implantou uma rede piloto para aplicação de testes de qualidade de serviço (QoS). O objetivo é configurar um modelo de QoS que possa ser estendido para todo o backbone RNP2. Para fornecer informações gerais sobre o projeto, o Centro de Informações da RNP colocou no ar uma página específica sobre o assunto - http://www.rnp.br/qos/ - e disponibilizou um endereço de correio eletrônico exclusivo - .

A implantação de qualidade de serviço numa rede é fundamental para a execução de aplicações avançadas, quando é necessário garantir que a transmissão de dados seja realizada sem atrasos ou perdas. Um bom exemplo são aplicações que se utilizam de recursos multimídia em tempo real, como a videoconferência.

A topologia inicialmente traçada para a rede piloto englobava os Pontos de Presença (PoPs) e núcleos da RNP em Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal. No decorrer do ano, os PoPs de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tornaram-se aptos a participar dos testes. Embora tenham sido feitas configurações pontuais de QoS no backbone, em virtude de demandas para execução de experimentos diversos, os testes iniciaram-se oficialmente no final de agosto. A fase de testes deve encerrar-se ainda este ano, dando origem ao relatório que servirá como base para a implantação de QoS em todo o RNP2.


Curiosidade

Reportagem de Daniela Braun, da Computerworld, diz que empresários apontam a qualidade de serviço (ou a falta dela) como um problema nas redes internacionais privadas. Veja matéria no site da Computerworld:

Usuários de rede reclamam de QoS, atendimento e cobertura
[Computerworld, 27.11.01]

[RNP, 23.11.2001]

Consulta em noticias