RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

III Workshop RNP2 começa em Florianópolis

Projeto brasileiro para redes avançadas foi apresentado pela manhã


Marcus Vinicius Mannarino (enviado especial)
Florianópolis
21.05.01 às 14h

A programação do III Workshop RNP2 foi aberta na manhã de hoje. Com um total de 213 inscritos, o evento está acontecendo em conjunto com o 19º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

A sessão de abertura foi conduzida pela coordenadora geral do evento e diretora de Gestão da Informação da RNP, Marta Leal, com a participação do diretor geral da RNP, Nelson Simões, e do professor do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) e da Universidade Salvador (UNIFACS), José Augusto Suruagy Monteiro. Segundo Nelson Simões, o workshop acontece num momento em que se busca "criar condições para o desenvolvimento de um novo ciclo de aplicações em redes". José Suruagy observou que a realização do evento em conjunto com o SBRC é importante pois permite uma sinergia de esforços para conquistar avanços na área.

foto: Eduardo Marques

Após a abertura, o painel "Implementando o projeto brasileiro para redes avançadas" reuniu o secretário executivo do Comitê Gestor RNP2, Márcio Bunte, o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Edmundo Pereira, a representante do Ministério da Educação (MEC), professora Liane Tarouco e o diretor da RNP, Nelson Simões. O objetivo desse painel foi apresentar à platéia a estrutura organizacional que orienta e acompanha a operação do novo backbone da RNP, o RNP2.

Edmundo Pereira destacou a importância do processo de institucionalização da RNP, iniciado em 1999 e cuja consolidação se dará com a transformação da RNP em organização social. Referindo-se à função executiva da RNP, Edmundo afirmou que o papel do Comitê Gestor RNP2 é dar "equilíbrio e tranquilidade para o funcionamento de um trabalho que é considerado prioritário".

A professora Liane Tarouco explicou que a preocupação do MEC em dar atendimento às necessidades de redes das instituições de ensino superior levou o MEC a firmar a parceria com o MCT, em 1999, para financiar em conjunto a renovação e operação da rede acadêmica nacional.

Nelson Simões detalhou a infra-estrutura do RNP2 que está operacional hoje e declarou que o apoio do MEC foi fundamental para viabilizar a implementação desse backbone.

O evento segue à tarde com a apresentação de trabalhos em três trilhas técnicas: engenharia de redes, aplicações e middleware. O III Workshop RNP2 é patrocinado pela Sun, Cisco Systems, Embratel e Marconi.

[RNP, 21.05.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

III Workshop RNP2 tem trilha técnica sobre middleware

Ainda há vagas disponíveis e inscrições são gratuitas

[RNP, 15.05.2002]

III Workshop RNP2 recebe trabalhos do Brasil inteiro

Evento acontece em paralelo ao 19o. SBRC, em maio

[RNP, 23.03.2001]