RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Comitê Gestor e SocInfo discutem a formação de REMAV-E

Projeto vai levar Internet avançada para meio empresarial


Três anos após o lançamento do edital de criação das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs), cujo objetivo era estimular a evolução da infra-estrutura de redes e o desenvolvimento de aplicações Internet avançadas no ambiente acadêmico e de pesquisa, surge uma iniciativa equivalente para o setor comercial. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CG) e o programa Sociedade da Informação (SocInfo) estão estudando a criação das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade Empresarial (REMAV-E).

O projeto começou a ser definido em outubro e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da Internet de alta velocidade no Brasil para todos os fins. Assim como as ReMAVs acadêmicas, a idéia é que se constituam consórcios para operar as REMAV-E.

Na primeira reunião para discussão do projeto, realizada em 31 de outubro, foram apresentados alguns critérios de seleção para que empresas se candidatem a participar dos consórcios. A apresentação de um patrocinador acadêmico, que se responsabilize pelo treinamento da utilização de redes de alta velocidade na empresa, foi considerada como um dos critérios a serem exigidos, assim como a avaliação do projeto piloto que a empresa candidata pretende colocar na rede.

As ReMAVs atuais poderão participar do projeto desde que sejam institucionalizadas. O projeto REMAV-E vai ser administrado por um Comitê de Coordenação Nacional, que está em fase de composição. As propostas desse Comitê serão levadas à decisão do CG e do SocInfo, através de um grupo de trabalho - GT REMAV-E/CG.

[RNP, 24.12.2000]

Consulta em noticias