RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Endereços na Internet ganham sete novos sufixos

Novos Domínios de Primeiro Nível começam a vigorar em 2001


A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) divulgou, em 16 de novembro, as instituições que serão responsáveis pelo registro dos novos Domínios de Primeiro Nível (DPNs) da Internet. Elas devem começar a operar a partir do ano que vem. Apenas sete novos DPNs foram aceitos:

.aero - empresas aéreas
.biz - negócios
.coop - cooperativas
.info - informações gerais
.museum - museus
.name - sites pessoais
.pro - profissionais liberais

A decisão de abrir espaço para que novos domínios fossem criados foi tomada em julho, durante o encontro da entidade no Japão. As instituições que desejassem operar os novos DPNs deveriam candidatar-se até 02 de outubro. A abertura deste processo foi noticiada na edição de setembro do boletim impresso RNP Notícias.

A próxima fase será de negociação entre a ICANN e as organizações selecionadas. Os termos dos acordos realizados devem ser aprovados pelo Conselho Diretor da ICANN, que encaminhará recomendações ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos para a implementação dos mesmos. As negociações com as novas instituições de registro devem estender-se até 31 de dezembro.

Aliviando velhos domínios

A ICANN vinha sendo bastante criticada pela comunidade internauta por limitar demais o número de domínios de primeiro nível. Com isto, os velhos domínios (".com", ".org", ".edu", ".gov" etc.) ficavam sobrecarregados. A intenção do Conselho Diretor da entidade foi justamente aliviar o congestionamento provocado, por exemplo, pelos mais de 20 milhões de sites terminados em ".com".

No entanto, nem todo o mundo ficou satisfeito com os sete novos sufixos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma nota reclamando da não aprovação da extensão ".health".

  • Nós estamos extremamente desapontados com isso e esperamos ansiosamente a revisão dessa decisão, especialmente sob a luz das decisões que possibilitaram os outros sufixos. Vamos começar a buscar maneiras de recorrer imediatamente - dizia o comunicado.

mais informações:

Icann defende estabilidade da internet
[Info Online, 08.02.01]

ICANN anuncia seleção para novos Domínios de Primeiro Nível
[ICANN, 16.11.00]

Proposta da OMS pode melhorar a qualidade da informação em saúde na Internet
[OMS, 13.11.00]

[RNP, 24.11.2000]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Comitê Gestor lançou novos domínios para Internet

[RNP, 24.08.2000]