RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Edital vai selecionar projetos de cooperação científica entre Brasil e Estados Unidos

Prazo para envio das propostas é 30 de novembro


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a National Science Foundation (NSF) estão iniciando mais uma rodada de apoio a esforços de pesquisa em cooperação internacional em áreas específicas da Ciência da Computação. Até o dia 30 de novembro o CNPq estará recebendo, no terceiro edital desse tipo, projetos cooperativos científico-tecnológicos com o objetivo de conquistar avanços através dos esforços conjuntos dos pesquisadores do Brasil e dos EUA. Os projetos aprovados por esta iniciativa de colaboração devem incluir pesquisadores de instituições de ambos os países, trazendo como resultados benefícios nacionais mútuos.

Serão aceitas propostas em todas as áreas de pesquisa normalmente apoiadas e incentivadas pelo Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC), enfatizando a pesquisa e desenvolvimento cooperativo nas áreas contempladas pelo Programa Sociedade da Informação - redes avançadas, middleware, comércio eletrônico, tecnologias da informação e comunicação aplicadas. Os projetos submetidos devem conter a mesma abrangência e duração, mas com atividade e orçamentos independentes de acordo com a distribuição de tarefas entre pesquisadores brasileiros e norte-americanos. As atribuições dos participantes de cada país também devem ser descritas. A NSF administrará somente os pesquisadores norte-americanos, enquanto o CNPq administrará os custos dos pesquisadores brasileiros.

A seleção dos projetos, pelo lado brasileiro, obedecerá os critérios estabelecidos no âmbito do programa ProTeM-CC. Já a NSF selecionará e avaliará as propostas de acordo com os critérios descritos no Grant Proposal Guide (GPG) (NSF 98-2) e serão processadas pelo Directorate for Computer and Information Science and Engineering (CISE).

As instruções para submissão de projetos ao edital podem ser obtidas em
http://www.cnpq.br/dpe/protem-cc/edital-nsf3.htm
.

[RNP, 31.10.2000]

Consulta em noticias