RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

"Livro Verde" da SocInfo começa a ser discutido

Brasília e Fortaleza já receberam o "Grupo de Implementação"


"A Sociedade da Informação permitirá o avanço na direção de se colocar a ciência em prol do bem-estar da sociedade". Esta foi uma das frases do discurso do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, ao lançar o programa SocInfo. Depois de quase um ano de trabalho, agora a sociedade poderá participar da elaboração do programa: o "Livro Verde", documento que indica as diretrizes para a sociedade da informação no Brasil, começa a ser discutido no país.

A primeira cidade a receber o Livro Verde foi Brasília, em 24 de outubro, numa solenidade no Memorial JK, com a presença do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, e do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Carlos Américo Pacheco. A presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP) do Distrito Federal, Marília Santos, falou da intenção de transformar o Distrito Federal no "Vale do Silício brasileiro".

Depois de Brasília, foi a vez de Fortaleza receber o Grupo de Implementação da SocInfo, em 27 de outubro. O grupo deve percorrer todo o país promovendo discussões e colhendo sugestões para a execução do programa. Uma parcela significativa de recursos será destinada aos projetos e pesquisas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, de acordo com o MCT.

Uma das metas descritas no Livro Verde, é o "planejamento e implantação de uma infra-estrutura avançada de redes no Brasil, integrando esforços de governo, do setor acadêmico e do setor privado". Criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a RNP é pioneira na implantação e pesquisa de novas tecnologias para redes avançadas, tendo montado, este ano, a primeira rede nacional de alta velocidade, a RNP2.

[RNP, 30.10.2000]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Fernando Henrique recebe "Livro Verde" do Programa Sociedade da Informação

Versão final do documento está disponível online

[RNP, 24.10.2000]

SocInfo apresenta Livro Verde para presidentes sul-americanos

Governo quer integrar programas de TI na região

[RNP, 21.09.2000]

Sociedade da Informação se beneficia do projeto RNP2

Governo destinou R$ 3,4 bilhões para o programa

[RNP, 04.08.2000]