RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Backbone da rede Internet2 usa IPv6


Em 16 de maio foi anunciado que a maior e mais avançada rede norte-americana, a rede Abilene, iniciou o uso efetivo do Internet Protocol version 6 (IPv6), também conhecido como o protocolo da próxima geração da Internet. Segundo o ex-líder do Internet Architecture Board (IAB), Brian Carpenter, o IPv6 cria as bases para a fundação de uma Internet mais confiável e escalonável, beneficiando o desenvolvimento da pesquisa, educação, comércio e todas as áreas que se utilizem da grande rede mundial.

A utilização do IPv6 na rede Abilene permitirá que se testem as possibilidades deste novo protocolo entre as mais de 150 universidades conectadas à infra-estrutura Internet2. Isto vai servir como um laboratório tanto para os experts como para a comunidade, e possibilitar o crescimento de uma comunidade de usuários ávidos por explorar o IPv6 como uma base sólida para novas aplicações.

A implementação do IPv6 é fundamental para a expansão da rede. Como centenas de milhões de pessoas e diversos objetos, desde agendas eletrônicas e telefones celulares até automóveis, estão prontos a acessar a Internet, a habilidade do IPv6 de conectar um número virtualmente ilimitado de dispositivos está se tornando cada vez mais importante. O uso comercial do IPv6 tem sido pequeno e a grande maioria da Internet hoje usa a versão 4, que já tem mais de 20 anos de existência. Com o novo protocolo, o tamanho do campo de endereçamento se expandirá dos atuais 32 bits (IPv4) para 128. O IPv6 também somou melhorias ao IPv4 em áreas como roteamento, autoconfiguração e segurança da rede.

North Carolina Networking Initiative estabelece um dos mais rápidos backbones com IPv6 nativo no mundo

A North Carolina Networking Initiative (NCNI) está pronta a estabelecer o mais novo backbone baseado no protocolo IPv6 do sudeste norte-americano. A NCNI é um esforço conjunto da Duke University, University of North Carolina - Chapel Hill, North Carolina State University, MCNC e empresas de alta tecnologia.

Para assegurar a total funcionalidade do IPv6 na rede NCNI, os engenheiros de rede estão trabalhando sem misturar pacotes em versão 6 com pacotes em versão 4. A rede NCNI atualmente opera com Wave Division Multiplexing (WDM) a 2,5 Gbps; com uma placa Nortel padrão SONET OC-48 (também a 2,5 Gbps), que pode suprir circuitos OC3 e OC12 para quatro sites; com serviço ATM a velocidades de até 622 Mbps; e com serviço IP baseado em Spatial Reuse Protocol (SRP) a 2,5 Gbps. O NCNI também opera, na Carolina do Norte, a Rede de Pesquisa e Educação (NCREN), o GigaPop e o Centro de Avaliação Tecnológica da Internet2 (ITEC).

Algumas áreas de pesquisa em que a NCNI planeja usar as novas aplicações v6 incluem multicast, anycast e layer-4 switching.

[RNP, 29.05.2000]

Consulta em noticias