RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP realiza II Workshop RNP2 em Belo Horizonte

Novo backbone será lançado durante o evento


A Rede Nacional de Pesquisa realizará, nos dias 23 e 24 de maio, em Belo Horizonte, o II Workshop RNP2. O encontro tem por objetivo promover a interação e o intercâmbio de experiências e idéias entre as Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs), debater os avanços e novos rumos da rede acadêmica avançada brasileira (RNP2) e oferecer uma oportunidade para a comunidade de redes discutir o trabalho que está sendo desenvolvido pelas ReMAVs.

O evento será sediado pela Universidade Federal de Minas Gerais como parte das atividades do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). Durante o encontro, o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, lançará a primeira etapa do novo backbone da RNP, que vai conectar as ReMAVs. Painéis abrirão o debate sobre o futuro das Redes Metropolitanas e o acordo RNP-UCAID. As ReMAVs terão amplo espaço para apresentação de seus projetos e exposição das soluções técnicas adotadas.

As ReMAVs submeteram 40 artigos, dos quais foram selecionados 26 para apresentação nas sessões técnicas e exposição como "posters".

A diretora de Relações Internacionais e Governamentais para Internet2, Heather Boyles, da University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID), apresentará um panorama sobre Internet2 e discutirá as possibilidades de colaboração entre RNP2 e Internet2. Além de Boyles, estão confirmadas as presenças de Julio Ibarra, diretor de Engenharia de Rede e Telecomunicações da Universidade Internacional da Florida, que falará da rede AmPATH, e de Christopher Buja, representante da Cisco Systems e professor de engenharia aeroespacial da Universidade de Standford, que apresentará projetos de pesquisa sobre a segunda geração da Internet nos países da Ásia e Pacífico.

O II Workshop RNP2 conta com o apoio e patrocínio das seguintes empresas: Embratel, ImpSat, Marconi Communications e Cisco Systems.

[RNP, 12.05.2000]

Consulta em noticias