RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

notas


Projeto de ReMAVs terá segundo Workshop em maio

A RNP e o Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC) estão organizando o II Workshop RNP2. O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de maio junto com o 18º Simpósio da Sociedade Brasileira de Redes de Computatodres (SBRC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conta com o apoio do Dpartamento de Ciência da Computação, que cuida da realização do Simpósio.

A tônica do evento é a mesma do primeiro Workshop, que reuniu cerca de 150 pessoas em maio do ano passado em Curitiba: estimular a formação de parcerias com a iniciativa privada "para implantar o projeto da Sociedade da Informação com bases sólidas", de acordo com o coordenador da RNP, José Luiz Ribeiro Filho.

RNP2: Piloto ATM está em andamento

Os Pontos de Presença de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo já estão em fase de testes com o Piloto ATM. Iniciados em janeiro deste ano, os testes vão permitir a avaliação dos serviços que serão contratados para o novo backbone da RNP. As conexões experimentais que estão sendo utilizadas no Piloto permitirão a observação de três tipos de classes de serviços: CBR, rt-VBR e nrt-VBR.

A monitoração e medição de parâmetros de qualidade da rede estão sendo feitas com ferramentas desenvolvidas no Brasil. Os dados coletados serão analisados e vão servir de subsídio para a contratação dos serviços ATM para implantação do backbone RNP2. A RNP divulgará, em breve, um documento com a descrição dos testes e os resultados obtidos.

Uma opção de uso otimizado do backbone

A implementação da Hierarquia Nacional de Proxies da RNP segue com alguns servidores de níveis intermediários já em fase de operação. Os PoPs de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará estão abastecendo com páginas Web armazenadas em cache as solicitações originadas nos PoPs do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Amazonas e Piauí de acordo com uma engenharia de hierarquia definida para favorecer a proximidade física do acesso. Nesta etapa do projeto estão sendo feitas aferições no tráfego de dados com software freeware para avaliar o benefício que este modelo de uso da Web proporciona. Além disso, técnicos do PoP-MG desenvolveram uma ferramenta própria com interface gráfica que já está em uso.

A hierarquia de servidores proxy (ou cache) possibilita o armazenamento de cópias temporárias das páginas mais requisitadas na web em grandes servidores de informação, localizados estrategicamente em pontos de maior tráfego da rede. Estes servidores interceptam e respondem as requisições de máquinas em uma determinada área, possibilitando a economia e maior eficiência no uso das conexões nacionais e internacionais do backbone. O projeto brasileiro prevê, ainda, integração com uma iniciativa mundial liderada pelo National Laboratory for Applied Network Research (NLANR).

[RNP, 28.02.2000]

Consulta em noticias