RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

V Seminário de Capacitação Interna encerra atividades de treinamento em 1999

Programa da Sociedade da Informação é apresentado na abertura do evento


Um aspecto importante da missão de implantar e difundir tecnologias de rede Internet no país diz respeito à formação de recursos humanos especializados, com competência para gerenciar e administrar os recursos operacionais, e preparados para acompanhar a evolução dessas tecnologias. A RNP vem acumulando experiência nessa área e desempenhando esse papel com crescente dedicação. Em dezembro de 1999, entre os dias 6 e 10, concluiu no Rio de Janeiro seu programa anual de capacitação com a realização do V Seminário Anual de Capacitação Interna para técnicos dos Pontos de Presença de seu backbone nacional. O treinamento deu ênfase especial à tecnologia Asynchronous Transfer Mode (ATM), que estará sendo utilizada como base no novo backbone da RNP2, cujo início da implementação está previsto para ocorrer já no primeiro semestre do ano que vem com integração da tecnologia Frame Relay.

O V Seminário Anual de Capacitação Interna da RNP ofereceu duas trilhas técnicas que ocorreram em paralelo: Segurança de Redes e Tecnologia e Serviços ATM. O primeiro dia do evento foi dedicado a palestras de cunho informativo. Dentre elas destacaram-se a de abertura, com o lançamento do logotipo da RNP2 e a apresentação do Programa Sociedade da Informação, pelo Coordenador-Geral da RNP, José Luiz Ribeiro Filho; e a do planejamento ATM para a rede européia Dante, apresentado por Roberto Sabatino, da Inglaterra.

Ao longo do segundo dia, foi realizada uma série de reuniões entre os representantes administrativos dos PoPs e coordenadores da RNP, visando a troca de informações, a discussão sobre os impactos do novo cenário na rotina de administração do backbone e o planejamento coordenado das atividades.

Este ano, a RNP realizou vários eventos de treinamento. Dois deles foram dedicados a aspectos de administração e operação de Rede Internet e foram oferecidos em parceria com outras instituições: RNP/CISCO – Roteamento Avançado, com formação de duas turmas; e RNP/Embrapa – Administração e Operação de Rede Internet. Além disso, os PoPs promoveram cursos locais com apoio da RNP, como por exemplo o PoP-PR, que realizou quatro cursos ao longo do ano na área de administração de Redes e Suporte Internet. Em média, cada turma era composta de 35 técnicos, num total de cerca de 245 alunos atendidos em 1999.

Em julho, foi oferecido o segundo treinamento para os técnicos das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs), com o apoio do Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC). Este evento foi planejado para preparar os técnicos que vão instalar e configurar equipamentos, e desenvolver os projetos de administração e operação de redes avançadas baseadas em tecnologia ATM. Também em conjunto com o ProTeM-CC, a RNP realizou em maio o I Workshop RNP2: infra-estrutura para a Internet2 no Brasil, que reuniu participantes dos consórcios ReMAVs, comunidade acadêmica, empresas e governo.

[RNP, 18.12.1999]

Consulta em noticias