RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP inaugura conexões mais velozes com redes regionais

Rede Rio e Rede Ansp estão conectadas ao backbone nacional à 100 Mbps


Duas conexões entre o backbone nacional da Rede Nacional de Pesquisa e redes regionais foram atualizadas em outubro. A velocidade dos enlaces que interligam o backbone da RNP à Rede Rio e à Rede Academic Network at São Paulo (ANSP) foram atualizados de 10 Mbps para 100 Mbps. O aumento da velocidade foi viabilizado com a troca dos roteadores que estão instalados nos PoPs da RNP do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os novos equipamentos são da mesma geração dos roteadores que serão usados no novo backbone ATM da RNP, que será lançado no ano que vem.

O Ponto de Presença do backbone da RNP no Rio de Janeiro, operado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) operam a conexão entre RNP e Rede Rio, cujo núcleo de alta velocidade tem um estrutura física semelhante ao formato de um pentágono que tem como vértices a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Pontifícia Universidade Católica / RJ (PUC-Rio), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Telemar-RJ e o CBPF. A Rede Rio interliga diversos centros de pesquisa sediados nas universidades e nas empresas públicas e privadas do Estado do Rio.

Em São Paulo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) acumula as operações de PoP da RNP em São Paulo e Ponto de Troca de Tráfego (PTT) entre os backbones RNP, Rede ANSP, Global One, KDD e Unisys. A Rede ANSP, mantida e gerenciada pela Fapesp, é a primeira rede IP acadêmica brasileira, formada em 1989.

O aumento da velocidade de conexão ao backbone da RNP vai beneficiar o tráfego de dados entre essas redes e o resto do país. Outras duas redes regionais já estão conectadas ao backbone da RNP à 100 Mbps: a gaúcha Rede Tchê e a mineira Rede Minas.

[RNP, 22.11.1999]

Consulta em noticias