RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP2 é prioridade de governo

Fernando Henrique Cardoso afirma que Internet2 é essencial para o futuro do país


O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem, em discurso proferido no Palácio do Planalto durante a cerimônia de posse dos novos ministros de seu governo, que a "Internet2 é essencial para nosso futuro". Fernando Henrique convocou o novo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, a dar continuidade ao trabalho desenvolvido por seu antecessor no cargo, Luiz Carlos Bresser Pereira, no sentido de ampliar a identificação entre o Ministério e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o presidente, o desenvolvimento tecnológico do Brasil e a sua base científica devem estar na ordem do dia no mesmo grau de importância das questões relativas à economia.

Internet2 é o nome de um dos projetos da University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID), um consórcio formado por 155 universidades norte-americanas que, com o apoio do governo federal, da indústria e de organizações de pesquisa em educação daquele país, busca conferir ao meio acadêmico a posição de liderança no desenvolvimento de redes avançadas e aplicações de última geração. Em agosto de 1996 houve uma reunião nos EUA onde se concluiu que seria importante criar um novo backbone para o desenvolvimento da Internet2. O então Secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Ivan Moura Campos, participou desta reunião como representante do Brasil e, deste momento em diante, definiu-se que o país deveria participar e desenvolver iniciativas similares na rede brasileira. O primeiro encontro da presidência e conselho diretor da UCAID, realizado com os membros representantes do consórcio Internet2 em outubro de 1997, contou com representantes de diversos países convidados, dentre eles o Brasil, através da Rede Nacional de Pesquisa.

A conexão do Brasil ao projeto Internet2 se dará como consequência de um processo que foi iniciado com o lançamento do Edital Projetos de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs), em outubro de 1997, numa ação conjunta da RNP e do Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC), com o apoio do CNPq. Nesta primera etapa, estão sendo formadas redes avançadas em 14 regiões metropolitanas nacionais que dispõem de infra-estrutura de telecomunicações adequada. Numa segunda etapa, as ReMAVs serão conectadas em nível nacional pela Rede Nacional de Pesquisa, formando o backbone avançado RNP2, que será, então, ligado à rede norte-americana do Internet2 através de enlaces de alta velocidade.

Além de preparar o país para se conectar ao projeto norte-americano Internet2, o edital Projetos de ReMAVs está ajudando a fomentar experiências nacionais de desenvolvimento de tecnologias de rede Internet e de aplicações adequadas às necessidades de P&D modernas além de, ao mesmo tempo, cuidar da formação de recursos humanos competentes para lidar com as ferramentas desse novo ambiente.

Outras informações:
Íntegra do discurso do presidente Fernando Henrique Cardoso: http://www.radiobras.gov.br/abr/integras/integra_1907_2.htm

[RNP, 20.07.1999]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs)

Internet2

Ucaid

University Corporation for Advanced Internet Development