RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Três novos consórcios são aprovados na re-chamada do edital Projetos de ReMAVs

Ministério da Ciência e Tecnologia decide estimular o projeto com a aprovação extraordinária de mais dois grupos


O resultado da re-chamada do edital Projetos de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade - iniciativa conjunta da Rede Nacional de Pesquisa e do Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação, com o apoio do CNPq - foi divulgado no último dia 15 e trouxe a aprovação de três novos consórcios: BH2 (Belo Horizonte), Infovia de BsB (Brasília) e InteRMAV-PB (João Pessoa/Campina Grande). O edital foi lançado no dia 22 de abril para ocupar a vaga aberta com a saída do consórcio de São Luís. Com a aprovação extraordinária de mais dois grupos, o Ministério da Ciência e Tecnologia espera fortalecer ainda mais a implantação do projeto RNP2.

O Coordenador Geral da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, destacou que a aprovação de três novas redes metropolitanas representa o "reconhecimento do mérito e da qualidade das propostas submetidas e é importante por ampliar a participação de grupos de relevância que têm condição de contribuir positivamente para a iniciativa". Segundo José Luiz, o efeito deste resultado pode ser muito positivo por "ampliar o número de instituições participantes no projeto RNP2 como um todo".

A decisão de aprovar as três propostas, das cinco recebidas, foi recomendada por um comitê de especialistas na área de redes que avaliou os projetos e tomada após a verificação de disponibilidade de recursos (bolsas e equipamentos).

Agora, o total de instituições envolvidas diretamente com as atividades de instalação e configuração de equipamentos, implementação de conexões de alta velocidade, operação e administração das novas redes e desenvolvimento de aplicações de última geração chega a cerca de 70, entre universidades, institutos de pesquisa, empresas privadas de telecomunicações, de tecnologia de informação e de computação. Segundo o MCT, os recursos destinados a este projeto são de cerca de R$ 20 milhões. O projeto brasileiro demonstra, assim, uma boa capacidade nacional de mobilização e ação com poucos recursos, comparativamente à iniciativa norte-americana Internet2 que envolve cerca de 150 instituições mas dispõe de recursos da ordem de centenas de milhões de dólares por um período de três anos através do projeto federal Nex Generation Internet, sem contar com a capacidade de investimento dedicado dos próprios membros, parceiros e patrocinadores.

Um novo backbone, operando a 155 Mbps sobre uma infra-estrutura de fibras ópticas, marcará o ínicio do projeto RNP2. Esta nova infra-estrutura de rede acadêmica, projetada pela RNP, surgirá a partir da conexão de todas as 14 ReMAVs que estarão operando nas principais áreas metropolitanas do País.

Esta é a composição dos três novos consórcios e as respectivas áreas de atuação:

Consórcio BH2 - Rede Internet Metropolitana de Alta Velocidade de Belo Horizonte
Instituições: UFMG, PUC-MG, PRODEMGE, UEMG, IGA, PRODABEL, FIEMG, FUMSOFT, Santa Casa de Misericórdia, TELEMAR-MG, CEMIG.
Atividades: Gerência e desempenho de redes, tele-educação, geoprocessamento, tele-medicina e bibliotecas virtuais.

Consórcio Infovia de Brasília
Instituições: UnB, Embrapa, CODEPLAN, Telebrasília
Atividades: gerência e desempenho de redes, tele-educação, tele-medicina, bibliotecas virtuais e geoprocessamento

Consórcio InteRMAV-PB - Redes Inter-Metropolitanas de Alta Velocidade do Estado da Paraíba
Instituições: UFPB, UEPB, CEFET-PB, UNIMED-PB, TELEMAR-PB
Atividades: gerência e desempenho de redes, tele-educação e tele-medicina

[RNP, 21.06.1999]

Consulta em noticias