RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

I Workshop RNP2 reúne todos os consórcios ReMAV e atrai interesse de empresas

Ministro da Ciência e Tecnologia declara que o projeto é prioritário para o Governo


Ao iniciar a sessão solene de abertura do "I Workshop RNP2: Infra-estrutura para Internet2 no Brasil", realizado nos dias 12 e 13 de maio em Curitiba (PR), o coordenador-geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), José Luiz Ribeiro Filho, anunciou que o objetivo do evento era "mapear o novo cenário de telecomunicações brasileiro e identificar oportunidades para a formação de parcerias, tanto em nível nacional quanto estadual, para implantar o projeto da Sociedade da Informação com bases sólidas". A platéia, formada por representantes de todos os consórcios Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAV), de empresas de telecomunicações, de tecnologia de informação e de computação, ouviu com interesse ainda maior quando o ministro da Ciência e Tecnologia e presidente Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Bresser Pereira, declarou que o MCT "está atribuindo grande prioridade ao projeto da Sociedade da Informação, especificamente ao projeto da RNP2". O evento reuniu com sucesso todos os agentes envolvidos no desenvolvimento do projeto RNP2 e ressaltou o interesse mútuo de uma maior integração entre governo, instituições de ensino superior e de pesquisa e o setor privado com a intenção de manter o país numa posição de liderança na América Latina e de vanguarda mundial na utilização de tecnologia de informação e redes.

Durante os dois dias, os participantes foram informados do andamento dos projetos-piloto em implantação pelos onze consórcios ReMAV através da apresentação de seus representantes. Esse foi o primeiro de uma série de encontros previstos para promover a colaboração entre os consórcios, iniciada a partir da implantação dos primeiros projetos-piloto. Eles divulgaram experiências bem sucedidas e aproveitaram a oportunidade para estabelecer canais de comunicação para cooperação na geração de aplicações, o próximo passo na estratégia de desenvolvimento destes projetos. Além disso, as empresas 3Com, IBM do Brasil, Cisco Systems, Siemens, Copel Telecomunicações, Engerede, Nortel, Embratel e Telemar, além da Petrobrás, apresentaram palestras sobre tecnologia de redes e de serviços de telecomunicações, demonstrando interesse em contribuir com os projetos.

A diretora de assuntos corporativos da UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development, organização que coordena a iniciativa Internet2 nos EUA), Ann O´Beay, contou sua experiência como encarregada da interação com o mercado corporativo e falou sobre as oportunidades e vantagens que as parcerias com a indústria de telecomunicações proporcionam no mercado norte-americano. Em sua apresentação, O´Beay ressaltou a contribuição metodológica brasileira para a iniciativa norte-americana (representada graficamente em http://www.internet2.edu/resources/CamposSpirals.gif), elaborada e apresentada em agosto de 96 pelo então Secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Ivan Moura Campos por ocasião de uma das primeiras reuniões do grupo que formou a UCAID. O modelo foi adotado nos EUA para o entendimento dos ciclos de desenvolvimento e utilização de redes do tipo Internet. O representante da rede canadense CA*Net 3, John Coulter, contou como está sendo estruturada a iniciativa, que conta com uma infra-estrutura de rede ainda mais veloz que a I2, inteiramente baseada em tecnologias ópticas.

O "I Workshop RNP2: Infra-estrutura para Internet2 no Brasil" foi promovido pelo MCT e pelo CNPq, realizado pela RNP e pelo Programa Temático Multi-institucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC) e organizado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS). As palestras apresentadas e a cobertura completa estarão disponíveis aos interessados no site do evento http://www.rnp.br/workshop-rnp2/1999/index.html

[RNP, 25.05.1999]

Consulta em noticias