RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Mirror brasileiro da IETF ganha interface Web com mecanismo de busca

RNP facilita ainda mais o acesso aos documentos


O servidor ftp mirror oficial dos documentos gerados pela IETF, inaugurado no Brasil pela RNP em março deste ano, acaba de ganhar uma interface Web com mecanismo de busca, em http://www.ietf.rnp.br/. O site ftp mirror, que desde o dia 6 de abril está citado na página que relaciona os mirrors da IETF como o referente à América Latina, ganha, assim, uma porta de entrada muito mais amigável para os interessados em consultar os Internet-Drafts e relatórios da IETF, entre outros documentos.

O mecanismo de busca foi implementado com o ht://Dig , ferramenta freeware de indexação e busca na Web desenvolvida pela San Diego State University. Duas características desse programa fortaleceram sua escolha: oferece baixos tempos de busca e suporte a busca em arquivos texto (o repositório é composto quase que totalmente desses arquivos). O mecanismo oferece uma série de facilidades tradicionais em sistemas de busca com interface Web: busca por sequência de caracteres, com opção de utilização de operadores booleanos, podendo ser filtrada apenas na coleção de RFCs ou na de Drafts, ou em ambas. O resultado pode ser apresentado em um índice de links para os documentos localizados ou com um trecho do documento em que foi localizado o termo de busca e, além disso, pode ser ordenado pela data, pelo título ou pela combinação com o termo de busca utilizado.

O mirror oficial da RNP é classificado pela IETF como primary por atualizar diariamente o conteúdo dos diretórios de documentos Internet-Draft e RFC. O conteúdo dos outros diretórios é atualizado em dias alternados.

[RNP, 10.05.1999]

Consulta em noticias