RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Edital Projetos de ReMAV faz nova chamada

Desistência de um dos consórcios contratados abre vaga a um novo grupo


O edital Projetos de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade, iniciativa conjunta da Rede Nacional de Pesquisa e do Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação, com o apoio do CNPq, está realizando um Edital Complementar para a ocupação da vaga que foi aberta com a desistência do consórcio do Maranhão. A chamada foi publicada no dia 22 de abril, no site do ProTem e a data limite para a entrega das propostas é no próximo dia 24 de maio. O resultado, com a divulgação do projeto selecionado, sairá no dia 30 de maio.

Por motivos internos, o consório do Maranhão, liderado pela FAPEMA, desistiu de continuar na implementação do projeto e foi desfeito. A regra básica aos interessados em participar da reedição da chamada do Edital é que cada proposta deverá ser apresentada por um consórcio com duas, no mínimo, até quatro instituições, no máximo, todas pertencentes a uma mesma área metropolitana. É fortemente recomendada a participação de um parceiro (empresa) atuante no setor de telecomunicações (operadora, TV a cabo ou provedora de serviços de rádio), principalmente a empresa operadora dos serviços de telecomunicações local. O objetivo desta reedição é apoiar um consórcio de implantação de novas aplicações de redes Internet de alta velocidade, em consonância com as tecnologias em desenvolvimento nos Estados Unidos e Europa. As duas áreas a serem apoiadas são Operação e Gerenciamento de Redes Internet e Aplicações Interativas de Alta Velocidade. O consórcio selecionado receberá um conjunto de equipamentos da RNP e recursos do ProTem para bolsas e custeio e deverá dispor de contrapartida financeira. O prazo para a implementação do projeto proposto é de um ano.

As ReMAV são 12 consórcios formados por universidades e instituições de pesquisa, com parceria de empresas privadas do setor de telecomunicações. Eles foram selecionados no edital lançado no final de 97 e contratados para promover a implantação das tecnologias adequadas à nova geração de serviços e aplicações da Internet; capacitar pessoal técnico de universidades e centros de pesquisa para operar e utilizar a nova geração de ferramentas e aplicações da Internet; prover universidades, centros de pesquisa e empresas com a infra-estrutura (equipamentos e software) necessária ao desenvolvimento de aplicações que demandem o uso intensivo e interativo de redes eletrônicas locais e de longa distância; e estabelecer as condições necessárias para administração e operação de um backbone nacional de alta velocidade. Ao final do contrato está programada a conexão nacional destas redes metropolitanas e a posterior conexão ao projeto Internet2, nos Estados Unidos.

As propostas devem ser apresentadas em formato RTF (Rich Text Format) e enviadas eletronicamente para o endereço eletrônico até o dia 24 de maio. O site do ProTem contém uma seção específica para acompanhamento do edital ReMAV e fornece todas as informações necessárias aos interessados em participar da reedição deste edital, como por exemplo modelo das propostas a serem apresentadas, os critérios de seleção e detalhamento das áreas a serem apoiadas, no URL http://www.cnpq.br/dpe/protem-cc/edital-rede.htm.

[RNP, 10.05.1999]

Consulta em noticias