RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Capacitação RNP

Curso de Roteamento Avançado Cisco/RNP em Campinas


A RNP, em parceria com a Cisco Systems, líder mundial no mercado de roteadores, ofereceu um curso sobre roteamento avançado nos dias 13 a 16 de abril, em Campinas (SP). O curso, dirigido exclusivamente aos técnicos da RNP e de seus PoPs, contou com a participação de convidados da Cisco e teve como objetivo a capacitação em técnicas de roteamento dinâmico, utilizando os protocolos BGP4 e OSPF.

Os roteadores interconectam redes locais e de longa distância formando a Internet, e desempenham o papel central de encaminhar (ou rotear) ao seu destino todas as informações que circulam através da rede. Para isto, utilizam técnicas (ou protocolos) de roteamento de pacotes. O curso abordará dois tipos de protocolos: o OSPF (Open Shortest Path First) é um protocolo de roteamento interno, ou seja, ele é utilizado em roteadores que fazem a troca de informações dentro dos chamados Sistemas Autônomos, ou seja, "sistemas controlados por uma entidade única, responsável pela administração de um grupo de redes ou roteadores", segundo o artigo Roteamento: O Que É Importante Saber , de Alex Soares de Moura, publicado na primeira edição do RNP NewsGeneration. O OSPF foi desenvolvido pela IETF e caracteriza-se por ser um protocolo intradomínio, hierárquico e especificamente projetado para operar com redes grandes. A RNP utiliza, atualmente, um outro protocolo de roteamento interno, o IGRP.

Já o BGP (Border Gateway Protocol) é um protocolo de roteamento externo, criado para uso nos roteadores principais da Internet e usado como padrão na rede através de consenso. O BGP4, sua última versão, foi projetado para suportar os problemas causados pelo intenso crescimento da Internet. Os roteadores externos da RNP utilizam esta versão do protocolo.

[RNP, 12.04.1999]

Consulta em noticias