RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP instala mirror oficial dos documentos da IETF

Espelho na RNP do servidor ftp da IETF beneficiará toda a América Latina


No último dia 22 de março a RNP inaugurou um serviço de mirror oficial dos documentos gerados pela IETF - Internet Engineering Task Force, incluindo os Internet-Drafts e os RFCs - Request For Comments, no URL ftp://ftp.ietf.rnp.br/. Estes documentos possuem grande aceitação pela comunidade Internet e a RNP manterá o primeiro serviço deste tipo na América Latina.

Durante o encontro da IETF na Alemanha, em agosto de 1997, foi feito um contato informal acerca da possibilidade de estabelecer este serviço, formalizado posteriormente via e-mail com os organizadores da IETF. O Brasil passa a ter, ao lado de África, Canadá, Suécia, Itália e Estados Unidos, uma via de acesso facilitada aos documentos mais importantes para engenheiros, técnicos, pesquisadores, fabricantes, desenvolvedores e profissionais em geral que buscam uma constante atualização em relação aos aspectos técnicos da Internet discutidos no âmbito da IETF. A inauguração do mirror beneficia imediatamente os usuários do backbone da RNP, que passam a ter maior agilidade para acessar estes documentos. O objetivo do serviço é favorecer toda a região do Mercosul, com a transferência do servidor para uma localização de acesso mais eficiente para usuários da América Latina, numa segunda etapa.

O mirror oficial da RNP está classificado pela IETF como Primary por atender a um pré-requisito que estabelece que o espelhamento do conteúdo dos diretórios de documentos Internet-Draft e RFC deve ser atualizado diariamente. Os outros diretórios são atualizados em dias alternados. Além destes, o servidor ftp mirror da IETF na RNP contém relatórios dos encontros do grupo Internet Engineering Steering Group da IETF, as mensagens enviadas nas listas de discussão da IETF e as agendas dos encontros realizados pela IETF. Um dos diretórios espelhado, do ftp.isi.edu, contém os RFCs, além de outros documentos, e um outro diretório está filtrado para conter apenas os RFCs.

[RNP, 29.03.1999]

Consulta em noticias