RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

PoP da RNP no Amapá vai incrementar acesso à Internet na região Amazônica

Governo federal tem plano para interligar todos os campi de todas as universidades da Amazônia


O Ponto de Presença da RNP no Amapá, localizado na UNIFAP - Universidade Federal do Amapá, inaugurou suas atividades em novembro do ano passado e já faz parte de um projeto para viabilizar a interligação de todos os campi de todas as universidades da Amazônia. O Amapá é um dos mais novos estados da Federação e, por enquanto, apenas a cidade de Macapá possui acesso à Internet.

O PoP-AP participa do "Projeto Norte de Interiorização: interligação dos campi do interior" juntamente com todas as universidades da Amazônia, o Ministério da Aeronáutica, através da CCSIVAM - Comissão para Coordenação do Projeto de Vigilância da Amazônia, a Fundação CAPES e o governo federal, através da SAE - Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A idéia é criar uma grande rede, via satélite, para interligar todas as universidades da Amazônia.

Além deste projeto que abrange toda a região amazônica, o PoP-AP iniciou contatos com o governo estadual para ampliar a capilaridade da rede no interior do Estado, que possui 15 municípios e acesso comercial à Internet apenas em Macapá.

A inauguração das atividades do PoP-AP, com a ativação da linha Brasília-Macapá de 128 Kbps em 6 de novembro do ano passado, era aguardada com entusiasmo por diversas instituições. O governo estadual, através da PROAD - Empresa Estadual de Processamento de Dados, pretende ligar todas as escolas do Estado. Segundo o coordenador administrativo do PoP-AP e diretor do Departamento de Informática da UNIFAP, Cirilo Simões Filho, inúmeras instituições "festejaram conosco e estão interessadas em ligar-se ao PoP".

O PoP Amapá está localizado no Departamento de Informática da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá, a mais nova universidade do Sistema Federal de Ensino Superior, instituída em 2 de março de 1990. Ela oferece 10 cursos de graduação e conta com um corpo docente de 150 professores e 100 funcionários. De acordo com Simões Filho, este mês foram iniciadas atividades no Campus do Oiapoque - extremo norte do Estado e também no Campus Laranjal do Jari - no extremo sul, no sentido de ligá-los ao PoP-AP.

Simões Filho espera que o Ponto de Presença da RNP no Amapá "seja um importante agente no processo de desenvolvimento do Estado e da Região Amazônica como um todo, através da difusão do acesso à Internet com objetivos sociais e científicos".

[RNP, 08.01.1999]

Consulta em noticias